Hackers trancam portas de Hotel de luxo e pedem resgate para as desbloquear

6106
0
Share:

Um hotel de luxo localizado na Áustria sofreu esta semana um ataque hacker que levou a que fossem trancadas as portas dos quartos, impedindo dessa forma que os hóspedes conseguissem entrar nos aposentos.

Os hackers conseguiram invadir o sistema que faz a gestão eletrónica dos quartos do Romantik Seehotel Jaegerwirt, um hotel onde cada noite custa, em média, um valor próximo dos 500 dólares. Os atacantes pediram, inclusive, o pagamento de um resgate em “bitcoins” para que os gestores da unidade hoteleira conseguissem ter novamente acesso às fechaduras dos quartos.

Segundo reporta o “The New York Times”, o pedido de resgate chegou através de e-mail, tendo o gerente do hotel, Christoph Brandstätter, revelado que os hackers pretendiam em troca da libertação do sistema informático o pagamento de dois bitcoins, ou seja, cerca de 1 800 dólares, sendo que, caso a proposta fosse negada, o valor duplicaria após o dia 22 de janeiro.

“Estávamos em nossa capacidade máxima, com 180 hóspedes, e decidimos que era melhor ceder”, explicou o responsável do hotel.

O ataque foi feito com recurso ao tradicional software malicioso conhecido como ransomware e que tem como características o sequestro do computador e a cobrança de um resgate para que seja novamente “devolvido” o controlo ao seu utilizador. Normalmente os resgates pedidos recorrem ao pagamento em bitcoins, pois torna o seu rastreio praticamente impossível.

Entretanto, a gestão do hotel austríaco já revelou que vai abandonar o sistema de gestão de fechaduras eletrónicas, confessando que vai voltar a ser usado naquela unidade as tradicionais fechaduras, pois, segundo disse, “a melhor forma de estar seguro é estar offline”.

O governo norte-americano revelou que, em 2016, os ataques com recursos ao ransomware quadruplicou representando, em media, quatro mil ataques por dia…

Share:
João Fernandes

Dê a sua opinião