Parece que atacar (com sucesso) as grandes empresas do mundo da tecnologia é agora moda. Afinal de contas, depois do grande ataque à NVIDIA, que resultou em 1TB de dados roubados à gigante das placas gráficas, o mesmo grupo (Lapsus$) atacou a Samsung, conseguindo meter as mãos em pelo menos 190GB de dados confidenciais.
No caso da NVIDIA, o ataque resultou no ‘leak’ de muitas informações relativas ao futuro da empresa, e também algumas das suas tecnologias mais importantes, como é o caso do DLSS 2.2. No caso da Samsung, ainda não é claro, mas existem pistas.
Hackers que atacaram a NVIDIA, também atacaram a Samsung
Portanto, a Samsung foi atacada pela mesma exata equipa que meteu a NVIDIA em alerta vermelho. Com o grupo Lapsus$ a conseguir meter as mãos no código fonte da Samsung Trusted Applet, algoritmos de operações biométricas, bem como o código fonte do bootloader da grande maioria dos smartphones recentemente lançados pela gigante Sul Coreana.
Ao que tudo indica, nos ficheiros, também existe muita informação confidencial da parceira Qualcomm. A responsável máxima pela grande maioria dos processadores que dão vida ao mundo Android.
Entretanto, ao contrário do que aconteceu com a NVIDIA, a informação roubada foi imediatamente posta na Internet, para download, através de um torrent. Com a promessa de abertura de mais servidores, para um boost na velocidade de transferência.
Dentro de alguns dias, vamos ter uma noção do impacto deste ataque, na Samsung.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!