Inicio Especiais Hackers criaram um Malware capaz de sobreviver a formatações!

Hackers criaram um Malware capaz de sobreviver a formatações!

Ainda sou do tempo em que um ‘format C‘ resolvia tudo ou quase tudo no computador! Fossem vírus, spywares, malwares ou apenas conflitos de software. Pois bem… Parece que estamos a entrar numa nova era! Reinstalar o Sistema Operativo já não é capaz de eliminar todas as ameaças!



Hackers Chineses criaram um Malware capaz de sobreviver a formatações

malware sobreviver

Portanto, tudo indica que um grupo de hackers Chineses foi capaz de criar um novo tipo de malware capaz de se re-instalar quando a vítima decide formatar o seu PC e voltar a instalar o Windows.

Quem o diz é a firma de segurança Kaspersky Lab, afirmando que esta nova ameaça ataca a interface UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) para continuar bem viva em máquinas Windows.

Dito isto, um ataque à UEFI é realmente preocupante. Afinal, estamos a falar do software responsável por ligar o PC e carregar o sistema operativo. Aliás, na verdade, é uma ideia genial por parte dos atacantes, visto que a UEFI vive dentro de um chip da motherboard, não tendo nada a ver com o armazenamento propriamente dito.

Em suma, a única maneira de eliminar a ameaça, é eliminar o firmware infetado. Ou seja, é necessário atualizar o software pelo oficial da fabricante da motherboard.

Entretanto, o objetivo deste malware é abrir a porta a outro software malicioso, de forma a roubar informações privadas do utilizador em questão.

Curiosamente, este software é muito similar a um malware que também anda a criar dores de cabeça no mundo Android. Saiba mais em baixo.


Cuidado! Temos um novo software malicioso no Android resistente a tudo!

O ano de 2020 tem estado cheio de novas ameaças ao gigantesco sistema operativo mobile da Google. É um software que é atacado por todos os lados, e que infelizmente, não é protegido de forma suficientemente eficaz pelo seu próprio criador.

Afinal de contas, já foram muitos os avisos que fizemos nas últimas semanas para retirar aplicações do seu smartphone. Apps que entre si já tinham milhões de downloads por esse mundo fora!

Em suma, estamos a falar de software distribuído pela própria Google Play Store. Sendo capaz de entrar na sua conta de Facebook, de lhe roubar informação privada na sua conta Google, entre muitas outras coisas…



Entretanto, leia o resto do artigo aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Rumor) A série The Witcher foi cancelada pela Netflix?

Enquanto aguardamos que a segunda temporada de The Witcher chegue à Netflix e depois de já sabermos que ainda existirá uma terceira temporada. Parece...

Quem ganha? Será a Apple capaz de ‘bater’ a sua rival Samsung?

Ah... A velha rivalidade Samsung vs Apple, ou Android vs iOS! A tecnologia está em constante evolução, mas há tanta coisa que fica sempre...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

A primeira promoção de Halloween da Epic Games Store começou!

A primeira promoção de Halloween da Epic Games Store começou! - Já não é novidade para ninguém que a Epic Games Store não conta...

Google Chrome: prepare-se para ter publicidade no browser!

Quando visitamos diversos sites é normal tropeçarmos em publicidade. No entanto, agora pode aparecer fora dos sites, propriamente ditos. Assim, podemos começar a receber...