Hack Game Boy: Hyundai Ioniq 5 e Kia EV6: as novas vitimas!

Num mercado mundial em que quase tudo está a tornar-se cada vez mais tecnológico e sem fios os ladrões estão cada mais sofisticados do que nunca. Um perigo que afeta todos os carros, mas agora é a Hyundai e a Kia e duas das suas ofertas mais apetecíveis a serem o alvo de roubos.

Novo e pequeno dispositivo utilizado pelos ladrões tem um design semelhante ao “Game Boy”!

Assim, se anda a ver alguém com o dispositivo deste aspeto a “apanhar Pokémons”, saiba que pode ter o seu carro em perigo e ser um dos próximos alvos.

Dito isto, saiba que isto não é algo inédito para a Hyundai e a Kia, até porque já estiveram em problemas semelhantes de roubos de viaturas ainda no ano de 2021, 2022 e 2023. Nessa altura virou noticia devido à velocidade e facilidade com que o grupo ‘Kia Boys’ roubava os carros padrão desta empresa. De facto, com gadgets tão pequenos como carregadores USB.

Relato de 2021

Aliás, existe um relato de problema de roubo para a Hyundai e Kia em 2021 em Milwaukee em Wisconsin. Onde os roubos associados aos ‘Kia Boys’ foram tão graves que alguns modelos se tornaram “inseguraveis”. Basicamente, o objetivo aqui era banal, o roubo de veículos servia maioritariamente para uma condução errática e perigosa, até o veiculo ficar sem combustível ou até à sua destruição.

Mais perto no ano passado, a verdade é que começaram novamente relatos de proprietários de Hyundai’s Ioniq 5 que viram os seus veículos a desaparecer. Enquanto outros chegavam a receber o alerta de que o seu veiculo foi aberto. Algo que durava pouco tempo até perderem qualquer contacto entre o aplicativo e o seu Hyundai.

O seu telemóvel sabe quando pega nele e está a conduzir!

Hack ‘Game Boy’ a técnica?

Pois bem, o novo emulador que está a ser bastante utilizado com aspeto de “Game Boy”, utiliza hardware de transmissão de rádio num formato que o torna de difícil detecção. Afinal, quem vai desconfiar de um aparelho da Nintendo nas mãos de quem for?

Em boa verdade, o novo dispositivo já existe há alguns anos, mas agora o foco atual está virado para os elétricos da Hyundai Motor Group.

De forma resumida o aparelho começa a sua funcionalidade após o condutor abrir ou chegar perto do carro. O aparelho em questão apanha a frequência radio e engana o carro ao tentar fazer-se passar por chave legitima. Com um algoritmo especifico que vai eventualmente descobrir o código correto.

Mas, estamos a falar em apenas meros segundos. Aliás, se demorar algo mais do que segundo a única coisa que quem está a utilizar tem de fazer é esperar até mesmo com o dispositivo no bolso ou escondido.

Tem já um vídeo a demonstrar basicamente como funciona no vídeo em abaixo.

CH01 20240406 235031 235149 002000000000

Pois bem, a verdade é que este tipo de roubos a automóveis já acontece a muito tempo e nem outros fabricantes escapam. Ao fim ao cabo, até a Tesla já sofreu imenso com este tipo de dispositivos que copiam o sinal da chave do proprietário quando a mesma fica perto.

Em suma, existem muitos fabricantes em constante luta para melhorar os seus sistemas de segurança. Afinal, é uma “luta” sem final à vista, isto porque a segurança aumenta e os dispositivos melhoram para superar a tal segurança.

Nem empresas como a Lexus, Mercedes-Benz, Nissan, Subaru e até a Toyota estão livres com alguns gadgets tão pequenos e sofisticados.

Ademais, o que pensa sobre o hack ‘game boy’? Partilhe connosco a sua opinião sobre a segurança dos automóveis, será demasiada tecnologia?

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados