Há uma novidade na Play Store para pouparmos! Já a encontraram?

Eventualmente nunca pensaram muito nisto. Ainda assim, saibam que temos tendência para gastar mais dinheiro numa loja online sem nos apercebermos do que numa loja física. Isto acontece, especialmente, quando compramos diversas aplicações. Para colocar um ponto final nestes abanões na nossa carteira a Google tem um novidade que nos vai ajudar a ser mais poupadinhos na Play Store.

A novidade na Play Store vai ajudar-nos a gastar muito menos

Dito isto, é possível definir um orçamento mas apenas num smartphone ou tablet Android. Num computador não será possível. O modo de funcionamento é simples. Tudo o que tem de fazer é ir ao menu do Google Play e posteriormente escolher a opção Conta. Aí procure por Histórico de Encomendas. Vai ser exatamente aí que se pode definir o limite do orçamento. Na prática vamos escolher quanto queremos gastar por mês.

na Play Store

A partir desse momento, sempre que comprarmos uma aplicação na Google Play Store, vamos receber uma mensagem a indicar se estamos perto de atingir esse limite. Entretanto, podemos alterar ou remover os orçamentos e verificar quanto gastámos, exatamente na mesma secção onde estivemos em cima.

Atenção que a Google não vai impedir que façamos compras, caso ultrapassemos o orçamento.

Obviamente que isto não seria do melhor interesse do gigante dos motores de busca. No entanto, os alertas que estamos perto de atingir o orçamento ou até que já o ultrapassámos pode fazer toda a diferença. Pelo menos ajuda-nos a ter mais cuidado.

É que de facto, vermos quanto gastamos em aplicações e addons todos os meses pode ajudar-nos a desencorajar novas compras.

Esta nova funcionalidade está a ser implementada de forma faseada. Dito isto, é provável que ainda não tenha essa opção disponível.

Esta função não é propriamente uma novidade no mundo dos smartphones. De facto, é bastante semelhante ao iTunes Allowances, da Apple. Esta caraterística do gigante da maçã permite que os pais criem créditos mensais para os filhos gastarem em compras na App Store e na iTunes Store.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub