Há uma nova espécie assustadora nas profundezas do pacífico


Por em

A maior parte da Terra está coberta de oceanos e, no entanto, os cientistas sabem muito pouco sobre as criaturas que vivem nas profundezas mais extremas. Como os estudos anteriores demonstraram, as trincheiras oceânicas incrivelmente profundas são frequentemente o habitat de algumas criaturas bizarras. Uma recente expedição da Universidade de Newcastle continuou essa tradição.

Através de um sistema de câmaras com isco, os investigadores colocaram um pouco de alimento no chão da Fossa Atacama e esperaram. O que viram não foi apenas algo estranho, mas também algo totalmente novo. Na prática, um trio de espécies nunca antes documentadas nos livros.

A equipa, formada por 40 cientistas de todo o mundo, revelou novas espécies de caracóis marinhos nunca antes vistos.Na prática apresentam um corpo alongado que age como uma barbatana gigante, sendo comuns em muitos ecossistemas oceânicos em profundidades variadas. Entretanto, a equipa conseguiu reunir um único espécime para a trazer de volta à superfície para um exame mais minucioso.

Com centenas de espécies conhecidas, encontrar novas não é necessariamente fácil. No entanto, descobrir novos animais que vivem nas profundezas é sempre um trabalho interessante. Quanto a essas novas espécies, elas são claramente uma boa opção para a trincheira, como explica Thomas Linley, de Newcastle.

“A sua estrutura gelatinosa significa que estão perfeitamente adaptados a viver numa pressão extrema e, de facto, as estruturas mais difíceis dos seus corpos são os ossos do ouvido interno que lhes dão equilíbrio e dentes”. “Sem a extrema pressão e frio para suportar os seus corpos, eles são extremamente frágeis e derretem rapidamente quando trazidos para a superfície.”

Leia também

Ou veja mais notícias de Ciência, Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Huawei Mate 20 terá mesmo inteligência artificial melhorada

Imagens do Meizu V8 revelam parte frontal e traseira

Seguinte