Há uma nova espécie assustadora nas profundezas do pacífico

A maior parte da Terra está coberta de oceanos e, no entanto, os cientistas sabem muito pouco sobre as criaturas que vivem nas profundezas mais extremas. Como os estudos anteriores demonstraram, as trincheiras oceânicas incrivelmente profundas são frequentemente o habitat de algumas criaturas bizarras. Uma recente expedição da Universidade de Newcastle continuou essa tradição.

Através de um sistema de câmaras com isco, os investigadores colocaram um pouco de alimento no chão da Fossa Atacama e esperaram. O que viram não foi apenas algo estranho, mas também algo totalmente novo. Na prática, um trio de espécies nunca antes documentadas nos livros.

A equipa, formada por 40 cientistas de todo o mundo, revelou novas espécies de caracóis marinhos nunca antes vistos.Na prática apresentam um corpo alongado que age como uma barbatana gigante, sendo comuns em muitos ecossistemas oceânicos em profundidades variadas. Entretanto, a equipa conseguiu reunir um único espécime para a trazer de volta à superfície para um exame mais minucioso.

Com centenas de espécies conhecidas, encontrar novas não é necessariamente fácil. No entanto, descobrir novos animais que vivem nas profundezas é sempre um trabalho interessante. Quanto a essas novas espécies, elas são claramente uma boa opção para a trincheira, como explica Thomas Linley, de Newcastle.

“A sua estrutura gelatinosa significa que estão perfeitamente adaptados a viver numa pressão extrema e, de facto, as estruturas mais difíceis dos seus corpos são os ossos do ouvido interno que lhes dão equilíbrio e dentes”. “Sem a extrema pressão e frio para suportar os seus corpos, eles são extremamente frágeis e derretem rapidamente quando trazidos para a superfície.”

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Spotify: nova versão está a dar cabo da bateria do iPhone!

O Spotify é sem dúvida uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo para se ouvir música. Isto tanto no sistema operativo Android...

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!