Há uma nova antena a caminho dos Smartphones, e substitui todas as outras

Uma antena multifunções é uma ideia tão excelente que admira não ter sido já inventada. Possivelmente porque os fabricantes de componentes jogam principalmente ao jogo dos números, deixando muito do restante para investigadores independentes.

Por vezes, no entanto, ambos trabalham juntos. É o caso da antena agora inventada por uma equipa da Universidade de Aalto, na Finlândia, que está agora a trabalhar com a Huawei para trazer a invenção para o mercado.

Um conjunto de pequenos componentes, esta antena é capaz de se adaptar para captar as frequências de que necessita em dado momento.

Funcionando deste modo, a antena substitui outras antenas, como a do GPS, acelerómetro, potencialmente do NFC. Isto significa menos componentes, menor complexidade e menos espaço utilizado que pode ser aproveitado para outros equipamentos, por exemplo baterias com maior capacidade ou módulos fotográficos.

Ao mesmo tempo, assistimos a menor consumo energético, graças a esta concentração de funções, e a uma grande simplificação do desenho de telemóveis.

Via Ubergizmo

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também