Instagram: Guia completo das Insta Stories

52398
1
Share:
Instagram Insta Stories

Hoje em dia todos nós pertencemos a uma rede social, seja ela Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat entre outras. Muitas das vezes até fazemos parte de quase todas elas, pois cada uma tem as suas próprias características, no caso do Instagram temos as Insta Stories .

Hoje vamos explicar como funcionam as Insta Stories do Instagram na sua aplicação para smartphones Android e iOS. Infelizmente esta rede social no modo PC é bastante limitada, dando só para ver o “feed” e muito recentemente as Insta Stories.

Para os utilizadores do Snapchat este recurso do Instagram pode ser bastante familiar. Atenção os modos do Insta Stories e como estes funcionam podem sofrer alterações pois estão em constantes atualizações, mas até à data deste artigo é assim que os podes utilizar.

Depois de abrir a sua aplicação do Instagram…

Como aceder ao Insta Stories na APP do Instagram

Bem, aqui tanto no Android como no iOS têm duas hipóteses, ou deslizam o dedo da esquerda para a direita ou clicam no icon da câmara situado no canto superior esquerdo.

Os modos possíveis

Depois de estamos no Insta Storie temos varias formas de fazer a nossa “história”. Só temos de escolher uma.

Para percorrer os modos basta ir deslizando para os lados no nome de cada uma.

  • Directo
  • Normal
  • Boomerang
  • Superzoom
  • Inverso
  • Stop Motion (apenas disponível no iOS, para já)
  • Mãos Livres

Não se preocupem que vamos explicar cada um…

Em todos estes modos temos a possibilidade de usar tanto a câmara da frente como a traseira, podem alternar câmara no icon do lado direito do botão central (um com duas setas), temos também uma vasta variedade de edições que vamos explicar no modo Normal, mas que se aplica a todos os modos, excepto no Directo.

Directo

Este modo apesar de aparecer em primeiro não é o que está predefinido quando acedemos ao Insta Stories.

Aqui podemos fazer uma transmissão em Directo para todos os nossos seguidores acompanharem. No final temos ainda a opção de publicar na nossa “história” para que fique disponível durante 24 horas para todos os que quiserem assistir.

Podem fazer um directo sozinhos ou acompanhados com um amigo, o que torna a interacção bem mais divertida, para adicionar o amigo temos de clicar no botão com duas caras.

Instagram Insta Stories

Normal

Este modo como o nome indica é o mais “normal”, clicar no botão circular para tirar uma fotografia, caso queira fazer um vídeo basta deixar o dedo no botão pelo tempo que quiser, no máximo de 1 minuto.

Depois de tirar a fotografia/vídeo podem editar ao vosso gosto, para tal têm imensas ferramentas.

Podem passar o dedo tanto para o lado direito como para o esquerdo para aplicar um filtro.

No canto superior direito têm dois icons muito úteis, uma para escrever o que quiserem(símbolo com a letra “Aa”) e outro para desenhar o que tiverem na imaginação(símbolo de uma caneta).

Para mencionar alguém ou uma página, comecem a escrever o nome com um “@”, por exemplo: @leak.pt, e vai aparecer em baixo para seleccionar a pessoa que querem mencionar.

Deslizando o dedo para cima (ou clicando na cara quadrada do canto superior direito) temos a hipótese de aplicar alguma informação na fotografia/vídeo, como a localização, temperatura, hora, uma segunda foto, uma hashtag ou uma sondagem, para alem de stickers (autocolantes muito engraçados) e emojis claro.

Instagram Insta Stories

No final das edições têm duas opções, podem adicionar “A tua história” ou “Enviar para”, no primeiro caso fica disponível para todos os seguidores verem, se esconderem a segunda opção vão poder escolher para quem querem mandar o que acabaram de fazer mas por Insta Direct (género de mensagens, a explicação fica para outro artigo).

Antes de escolherem uma das opções anteriores ainda podem guardar na vossa galeria o que fizeram.

Boomerang

Este nome pode não ser completamente estranho, pois este modo já esteve apenas disponível em formato de aplicação, mas devido ao seu sucesso o Instagram decido implementar também no seu Insta Stories, mas continua a estar disponível também numa aplicação separada.

Basicamente aqui podem fazer aqueles videos que andam para a frente e para trás sem parar, tal e qual como um bumerangue, basta deixarem premido o botão central.

Superzoom

Este é um dos últimos modos adicionados à famílias das histórias do Instagram. Aqui podemos fazer um vídeo em que a câmara faz um zoom no centro da imagem, para um efeito dramático bem engraçado.

Inverso

Aqui temos algumas parecenças com o Boomerang, mas em vez de andar para frente e para trás, apenas inverte o vídeo, começando do final para o início.

Stop Motion (apenas disponível no iOS, para já)

Esta função ainda só está disponível para a plataforma iOS, mas acredito que brevemente chegue ao Android.

Neste modo podemos tirar várias fotografias(no máximo de 33 fotos), e quantas mais tirar mais engraçado fica, pois no final a aplicação reproduz todas estas fotos com um intervalo muito curto entre elas, o que acaba por cria um vídeo.

Mãos Livres

Neste último modo não há muito que explicar, aqui podem fazer um vídeo sem ter de continuar a premir o botão central. Pode parecer pouco, mas acreditem que pode dar muito jeito.

Mais detalhes…

Em qualquer modo apresentado a cima, excepto no Directo e no Stop Motion, o utilizador tem a possibilidade de adicionar qualquer foto ou vídeo da galeria do seu dispositivo. Para o fazer só tem de deslizar de baixo para cima ou clicar no icon quadrado (que deve ter o primeiro elemento da galeria) do lado direito do botão central.

Ao lado deste quadrado têm ainda a possibilidade de ligar o flash, para fotografias e vídeos com mais luz.

Para finalizar no canto superior esquerdo temos as definições do Insta Stories, para restringir quem pode ver as histórias, permitir respostas por Insta Direct (género de mensagens,a explicação fica para outro artigo), se querem guardar as fotos e vídeos partilhados automaticamente na galeria do dispositivo e permitir que as pessoas partilhem as vossas histórias.

Espero que com este guia possam tirar as vossas duvidas, caso ainda não entendam alguma coisa ou tenham alguma duvida podem sempre contactar-nos pelo Facebook, Instagram ou comentário no artigo.

Sigam-nos nas redes sociais para conteúdo exclusivo !

Share:
Rodolfo Januário

1 comentário

Deixe uma resposta