Guerra dos preços chegou aos carros elétricos?

Não é novidade para ninguém que os preços andam a baixar no mundo automóvel, na realidade, bastando olhar para os sucessivos cortes de preços nos sempre populares Model 3 da Tesla. Porém, a fabricante que durante muitos anos foi confundida com o carro elétrico propriamente dito não está sozinha nesta “guerra”.

Aliás, esta guerra vai muito provavelmente levar a uma completa revolução de preços. Afinal, se o carro elétrico desce de preço de forma significativa, todos os outros carros também vão ter de descer de preço, mesmo que a um nível um pouco mais comedido.

- Publicidade -

Guerra dos preços chegou aos carros elétricos?

silêncio dos automóveis elétricos

Portanto, caso não saiba, além dos toques nos preços do grupo VW nos seus ID, cortes de preço na Volvo, isto nunca esquecendo esforço elétrico com o e-C3 por parte da Citroen, a realidade é que também temos algumas novidades no lado da Renault.

Porquê uma guerra de preços?

Bem, é inegável que o preço continua a ser um dos maiores entraves à democratização da mobilidade 100% elétrica. Por isso, ao longo que a tecnologia evolui, e a produção fica significativamente mais barata, os preços têm obrigatoriamente de descer.

Porém, é fácil dizer que ninguém esperava uma queda tão abrupta ao ponto de conseguir dar origem a uma guerra de preços. Ou seja, numa altura em que a evolução do mercado não parece estar a ser capaz de andar com as coisas para a frente, as marcas têm alguma vontade de dar um empurrão.

Foi isto que aconteceu com a Tesla, naquilo que foi o início desta “guerra de preços”. Afinal, sem aviso prévio, a fabricante Norte-Americana decidiu baixar o preço de vários veículos, em todas as regiões, de forma muito significativa. Especialmente nos veículos mais perto da carteira dos utilizadores, como é o exemplo do Tesla Model 3, ou do Tesla Model Y.

Foi um pouco por aqui que a Tesla teve um ano e 2023 muito interessante em termos de vendas, e claro, é também por aqui que outras fabricantes começaram também a baixar preços, para tentar rivalizar de forma um pouco mais competente.

Até a Renault já apostou em cortes no preço!

A gigante Francesa renovou o seu Spring com um preço ainda mais baixo, e também reduziu o preço do Mégane E-Tech em mais de 5 mil euros. Aliás, este familiar compacto é agora um dos elétricos mais apetecíveis do segmento.

Isto nunca esquecendo o Renault 5, que vai aparecer com uma versão de 25 mil euros, bem equipada, e capaz de fazer pelo menos 300 quilómetros, já no início do próximo ano.

r5, renault

As fabricantes Chinesas vão aumentar o nível desta guerra!

O Xiaomi SU7 ainda não chegou mas já fez tremer o mercado. Porém, caso não saibe, existem muitas outras fabricantes Chinesas, com vontade de invadir a Europa com alternativas interessantes, a preços apelativos.

Uma destas fabricantes é a BYD, que contra algumas expetativas, está a fazer furor em Portugal.

byd, dolphin

O mercado vai mesmo mudar! A começar pelos preços!

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Estamos mesmo numa guerra de preços? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.