Eu sou muito assim! Não deito quase nada fora porque… Bem… Nunca se sabe. Mas em alguns produtos isto faz todo o sentido.
Todos nós já ouvimos histórias de terror ou passámos por uma situação semelhante. Imagina! Estamos a mudar de casa, contratámos uma empresa de mudanças (ou estamos a pagar a um grupo de amigos com umas imperiais e umas pizzas para darem uma ajuda) e aquele ecrã plano topo de gama acaba riscado, amachucado ou completamente partido durante o processo.
É nessa altura que surge o arrependimento: “Se eu tivesse guardado a caixa original para fazer o transporte em segurança…”. Sim, é verdade que acumular caixas gigantes em casa é uma chatice monumental para quem odeia tralha, especialmente em apartamentos pequenos. Mas a verdade é que esse incómodo pode evitar um prejuízo de centenas de euros.
E não é só na TV, ter a caixa original também pode dar jeito para enviar produtos para a garantia. Ou, se quiseres, para vender mais tarde.
O molde perfeito: O segredo da proteção está no esferovite interior!
Como deves saber, a caixa original da televisão, ou de outros produtos frágeis, traz os moldes de esferovite exatos para proteger o produto contra pressões e torções em mudanças.
De facto, a grande vantagem da embalagem de fábrica não é apenas o cartão exterior, mas sim o ecossistema de proteção que vem lá dentro. Os moldes de esferovite ou espuma foram desenhados à medida exata do chassi daquela televisão específica, garantindo o amortecimento perfeito para o ecrã e impedindo que o aparelho deslize ou balance dentro da carrinha de mudanças. Além disso, a caixa traz secções próprias para arrumar todos os acessórios incluídos.
Assim, mesmo que não tenhas planos imediatos para mudar de residência no curto prazo, a vida dá muitas voltas.
O valor na hora da revenda e o que fazer se a caixa já foi para o lixo?
Outra razão importante é, se fores daquelas pessoas que gostam de vender o velho para comprar novo, ter a caixa original significa (quase) sempre que vais ser capaz de pedir mais dinheiro ao comprador. Especialmente se esta incluir toda a documentação e quaisquer extras que não tenhas usado.
A minha visão?
Eu percebo que nos dias que correm, em que comprar uma casa é um sonho e pagar uma renda é um desafio, não seja possível ter uma casa enorme para guardar tudo. Mas também não estou a dizer para guardares as caixas de tudo.
Aparelhos frágeis ou valiosos, esses sim, pode fazer todo o sentido.





