Quarta-feira, Agosto 6, 2025

GPL em alta: os carros a gás voltaram com força (no preço)

Provavelmente ainda não reparaste, porque o antigo autocolante azul desapareceu para nunca mais ser visto. Mas, a verdade é só uma, os carros a GPL estão de volta! Não é um regresso tímido. Este tipo de automóvel está a ter um crescimento palpável, sustentado e com números que não deixam margem para dúvidas. Sabes porquê? Porque são baratos. Muito baratos. Isto tanto no ato da aquisição, como também ao longo do seu ciclo de vida.

Assim, num mercado onde o gasóleo começa a desaparecer e os elétricos continuam fora do orçamento de muita gente, especialmente do orçamento dos Portugueses, o GPL está a tornar-se na solução mais racional, e por isso mais popular.

As marcas já perceberam isso. A Renault, por exemplo, tem reforçado a aposta no GPL tanto na sua própria gama como através da Dacia, onde modelos como o Sandero e o Duster a GPL são autênticos fenómenos de vendas em Portugal.

Renault Clio a GPL: o melhor dos dois mundos?

Sim, o Renault Clio também tem versão a GPL. Aliás, é o carro que temos agora em teste, e faz todo o sentido. Mantém o design, o conforto e a condução que já conheces, mas com um sistema de bi-combustível (Gasolina + GPL) instalado de fábrica e com todas as garantias.

Ou seja, nada de adaptações duvidosas feitas à pressa numa oficina qualquer. É um sistema testado, certificado e incluído na garantia do carro.

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Na prática? Poupas mesmo?

Vamos aos números. Um Clio a gasolina consome cerca de 5,3L/100km. A versão a GPL consome mais, claro, com números que andam à volta dos 6,9L/100km. Mas isso pouco importa quando olhas para o preço por litro.

Hoje, em Portugal, o litro de GPL custa em média 0,829€, enquanto o da gasolina 95 simples já anda pelos 1,67€. É quase o dobro.

gpl
Isto já não existe. Nem sequer existem limitações na circulação ou até no estacionamento.

Atestei ontem o Clio com GPL por 22€. Esses 22€ vão oferecer-me 400 quilómetros de autonomia. E é autonomia real, não é como nos elétricos.

Isto significa que, mesmo com um consumo um pouco mais alto, um veículo a GPL permite uma poupança real e consistente. Em viagens longas, no dia-a-dia, ao final do mês. Talvez mais importante que isso, durante todos os anos de vida útil do carro.

Ah, e como o carro tem dois depósitos (GPL e gasolina), a autonomia combinada pode ultrapassar os 1000 km. É mais versátil.

E o futuro?

Enquanto os carros elétricos continuam caros e o carregamento público em Portugal está longe de ser barato ou prático, o GPL mantém-se como a alternativa económica mais viável. É barato no posto, tem custos de manutenção baixos, e agora já vem com selo de qualidade das próprias marcas.

Portanto, sim, talvez esteja na hora de olhares para o GPL com outros olhos. 

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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