Gosta de piratear jogos? Ajudou a enriquecer piratas informáticos

Jogar sem pagar é sempre algo aliciante, especialmente quando falamos de alguns dos jogos mais populares do mercado, que por vezes, apesar de já terem alguns anos no mercado, continuam a custar algum dinheiro.

No entanto, como deve saber, não há bela sem senão… Por isso, graças a esta prática, foram encontrados cerca de 220 mil máquinas infetadas com malware. Curiosamente, tudo indica que GTA V é um dos grandes culpados por este número tão alto.

Gosta de piratear jogos? Ajudou a enriquecer piratas informáticos

piratear jogos?

Portanto, está na altura de relembrar os jogadores, que por vezes, o que é de borla, pode sair bastante caro. Afinal de contas, com a prática da pirataria de jogos, tivemos uma disseminação séria do malware “Crackonosh“, que por sua vez instala software de mining nas máquinas dos jogadores. Em suma, na verdade vai acabar por pagar o jogo, provavelmente várias vezes, visto que o seu PC vai minar, e todas as receitas vão para o bolso de outra pessoa.

Entretanto, caso não saiba, o “Crackonosh” anda no mercado há cerca de 3 anos, sendo quase sempre encontrado em jogos ‘pirateados’. Dentro do pacote de jogos, estamos a falar de GTA V, NBA 2K19, Far Cry 5 e Pro Evolution Soccer.

Nestes 3 anos, os criadores do malware já fizeram cerca de 2 milhões de euros.

Como é que tudo isto funciona?

É bastante simples, o Crackonosh instala-se sozinho nas máquinas dos utilizadores ao substituir ficheiros do Windows, ao mesmo tempo que abuso do Safe Mode do SO para fugir a todas as defesas que poderão comprometer o seu trabalho.

Curiosamente, este é o segundo grande exemplo de malware distribuido através de jogos gratuitos. Em vez de mining, o primeiro caso estava mais preocupado em roubar informações aos utilizadores, como informação bancária, ou até acesso ao microfone e webcam.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA GeForce RTX 30: Um ano depois… O que aconteceu?

Numa altura em que já se fala de novas placas gráficas da NVIDIA, de seu nome 'GeForce RTX 30 Super', está na altura de...

Playstation Network vs Xbox Live: só há uma vencedora!

Se é fã de consolas já deve ter ouvido falar desde sempre da guerra acesa entre Xbox e Playstation (Sony e Microsoft). De facto,...

i9-12900K bateu um Ryzen Threadripper no seu melhor benchmark!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 está mesmo prestes a chegar às prateleiras! De forma a acompanhar o lançamento...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!