Gosta do formato PDF? Veja como é que se tornou conhecido!

Gosta de lidar com PDFs? Provavelmente não, especialmente se precisar de editar um… Aliás, no geral, é um formato de ficheiro complicado, que apesar de na maioria das vezes ser prático, também traz várias dificuldades para os utilizadores, especialmente os menos ‘desenrascados’.

O que levanta uma questão… Como é que este formato se popularizou?



(Especial) Gosta de PDFs? Provavelmente não… Como é que este formato se popularizou?

formato PDF

Portanto, qual é a razão para o .PDF ser um formato tão popular, e até um standard em várias indústrias no que à partilha de ficheiros diz respeito?

Afinal de contas, editar é uma dor de cabeça, converter é uma outra dor de cabeça de proporções gigantescas, e na verdade, não são assim tão diferentes de um documento Word ou similar.

Pois bem, a explicação está nos detalhes, a começar logo pelo próprio nome do formato. PDF significa “Portable Document Format”. Um formato de ficheiro originalmente lançado pela Adobe em 1993, uma altura em que era realmente necessário tornar os ficheiros “portáteis” e claro, compatíveis com tudo e mais alguma coisa.

Em suma, o grande objetivo da Adobe, foi criar um formato de ficheiro que onde quer que fosse aberto, tivesse a mesma exata aparência. Fosse no Windows, Linux, ou Mac, o ficheiro tinha de estar 100% igual. (Hoje em dia também pode abrir um PDF no smartphone, e vai ter exatamente a mesma aparência!)

Ou seja, a ideia foi evitar todos os problemas de compatibilidade entre ficheiros .doc e similares, que dependendo do programa, sistema, ou até fontes que tivesse instalada no seu computador, poderiam aparecer no ecrã desformatados, e por isso, não passariam de ficheiros inúteis… Porque lá está, existia informação em falta, ou fora do lugar.

Em suma, um ficheiro PDF é por vezes complicado, porque inclui tudo aquilo que a máquina recetora precisa para o apresentar da forma que o criador idealizou. isto inclui fontes, gráficos, informações vetoriais, etc…

É exatamente por isto que muitas empresas, e até órgãos governamentais adotaram o .PDF como se a sua vida dependesse disso. Visto que desta forma, é possível mandar qualquer tipo de ficheiro que tenha de ser imprenso, ou preenchido da forma mais correta possível.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também