Google vai dizer adeus aos chips da Qualcomm já em 2021

Ao que tudo indica, a nova gama de smartphones Google Pixel, que muito provavelmente vai chegar ao mercado com o nome Pixel 6, vai deixar os processadores Qualcomm Snapdragon de lado para apostar num SoC da autoria da própria Google!

Sim, a Google já tem um chip pronto para servir de base para o seu próximo smartphone de topo, com o nome de GS101 “Whitechapel”.



Google vai dizer adeus aos chips da Qualcomm já em 2021

Google chips

Portanto, em 2021 vamos ter novos smartphones Pixel, possivelmente dois modelos, um sucessor ao Pixel 5 e um sucessor ao Pixel 4A. Aparentemente, ambos irão ser baseados neste chip GS101.

Quanto às especificações do chip propriamente dito, parece que vamos ter um setup com três clusters, e um TPU (Tensor Processing Unit) para aprendizagem máquina. Além de tudo isto, é esperado que a Google implemente também um chip focado na segurança, similar ao Titan M.

Porquê chips próprios?

Verdade seja dita, a Google já anda tentada há vários anos. Aliás, a Google já tem alguns designs no seu repertório, como TPUs para servidores, o Neural Core que podemos encontrar no Pixel 4, e até o chip Titan M que podemos encontrar nos atuais Pixel 5.

Mas claro, um SoC permite um outro nível de personalização, ao integrar tudo num único chip. Curiosamente, parece que estes chips também vão dar vida a novos Chromebooks, naquilo que parece ser um “imitar” daquilo que a Apple anda a fazer com os seus aparelhos, todos eles baseados em chips ARM da sua autoria.

Curiosamente, no mundo Android, temos mais fabricantes a produzir os seus próprios SoCs, como é o caso da Samsung e Huawei. No entanto, é inegável que a regra é quase sempre integrar soluções da Qualcomm como o Snapdragon 888. 

Ainda assim, com um chip com design Google, podemos estar prestes a dar as boas vindas a um novo nível de performance e autonomia no mundo Android. Bem como aquilo que sempre faltou à Google e ao seu ecossistema… Controlo sobre o Software e o Hardware!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também