Google TV: não há concorrência para a nova plataforma!

A Google agarrou no Chromecast e deu-lhe um novo design, um comando inteligente e uma nova interface. Isto foi logo um passo no caminho certo. Mas só isso não basta para competir com outros serviços como a Apple TV. É preciso também uma boa plataforma que garanta ao máximo de entretenimento possível. Nesse campo é onde a Google TV ganha. É que neste momento é sem dúvida a única plataforma que corre a grande maioria de serviços de streaming. Assim podemos afirmar que neste momento não há concorrência para a Google TV.

Google TV concorrência

Google TV: não há concorrência para a nova plataforma!

Se neste momento o Chromecast já está a dar uma bela ajuda para popularizar a Google TV, em breve vai ser ainda muito melhor. É que fabricantes como a Sony e a TCL vão adotar este sistema para as suas televisões. Para além disso há uma grande mais valia. É que recentemente esta plataforma recebeu o suporte para as apps Apple TV e IMDb. Assim não falta mesmo nada.

Google TV concorrência

Diversidade é o segredo do sucesso

Estudos recentes afirmam que a maioria das pessoas não tem apenas um serviço de streaming. Por exemplo, no caso dos Estados Unidos, metade da população tem acesso a pelo menos quatro. Já 21% utiliza seis ou mais. De facto, esta adesão é tão grande que algumas pessoas já nem subscrevem a TV tradicional. Ora considerando tanta variedade em termos de serviços faz sentido haver algo que os suporte a todos.

Google TV concorrência

Uma forma de disponibilizar conteúdos a pensar no utilizador

O Chromecast com Google TV faz uma coisa muito bem. Em vez de se centrar nas plataformas propriamente ditas, concentra-se nos conteúdos. Assim dá destaque aos filmes e séries de TV que estão em todos os serviços, em vez de separar tudo por plataformas. Claro que dá para navegar pelas aplicações em separado à procura de algo para ver. No entanto esta forma é muito melhor já que nos dá acesso a conteúdos ainda mais variados.

Filmes e séries são os grandes destaques

Como referi acima o Google TV junta tudo e aposta numa boa organização. Assim, temos separadores dedicados para a pesquisa, sugestões personalizadas, filmes, séries, aplicações e biblioteca. Temos também diferentes filas que facilitam a nanegação. Uma que dá acesso aos destaques principais e que funciona através do algoritmo da plataforma. Temos também as nossas apps, continuar a ver, em destaque na Google e outra que mostra o que guardámos recentemente.

Google TV concorrência

A Google está no ADN da Google TV

O Chromecast com a Google TV está integrado no ecossistema Google. Ou seja, aproveita da melhor forma a pesquisa, o YouTube TV e ainda os dispositivos deste fabricante.

Graças a isto e centrando-nos na pesquisa pode encontrar rapidamente o que queremos. Não só ao nível de séries e filmes como de todos os elementos que as compõem. Ou seja, informações sobre atores, cenários e muito mais.

Entretanto a integração também se dá a outros níveis. É possível adicionarmos alguma coisa que encontremos no smartphone à lista para ver mais tarde da Google TV.

Se esta plataforma já é boa com o passar do tempo e a integração nas TVs vai ficar ainda melhor. Sinceramente é o serviço mais completo e começando a popularizar-se a sério em todo o mundo, não há concorrência para a Google TV.

Nem as crianças foram esquecidas

A partir de agora já vamos ter perfis infantis para a Google TV. Isto era algo muito esperado. De facto, as pessoas têm vindo a pedir a funcionalidade multi-perfis para a Google TV desde que esta plataforma está a funcionar. Agora já a recebeu, mas de outra forma. Seja como for é sempre uma mais-valia. Tudo porque os pais vão poder escolher quais as apps a que os filhos acedem e verificar a sua atividade.

Google TV concorrência

A Google também incluiu alguns temas para crianças como Under the Sea, Dinosaur jungle e Space travel. Pelo menos é o que está mencionado no post oficial no blog da Google.

Há também uma nova funcionalidade de tempo no ecrã que permite aos pais gerir quanto tempo os filhos ficam à frente da TV. Assim pode definir limites diários e horários para deitar. Quando o tempo estiver quase a chegar ao fim surge um painel a referir que “o tempo está a acabar”. Entretanto e para que tudo decorra com a maior segurança o seu perfil passa a ter um pin. Isto para que o seu filho não vá lá aumentar as permissões.

Google TV concorrência

A Google também incluiu estatísticas sobre quanto tempo o seu filho passa em frente a cada aplicação que utiliza e também pode restringir e permitir o acesso a determinadas aplicações através do seu telemóvel.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também