Google Tradutor: atenção se ficar com o seu PC lento!

Há pessoas que estão a ter problemas quando pensam que vão utilizar o tradutor da Google ou uma app que permite descarregar MP3. Isto porque na realidade acabam é por instalar no computador uma aplicação falsa que na realidade vai colocar o seu computador bastante lento. Tudo porque se trata de um malware que vai começar a minar, ou melhor, a criar moeda eletrónica no seu computador e a enviá-la para os criminosos. De resto não faz mais nada. No entanto, esta ameaça, por si só, vai ter um grande impacto no desempenho do seu PC que fica a passo de caracol. Mas vamos olhar para esta questão do Google Tradutor e do PC lento.

Google Tradutor: atenção se ficar com o seu PC lento!

As aplicações falsas estão a ser distribuídas através de sites de software gratuitos legítimos, proporcionando uma ampla exposição às aplicações maliciosas tanto aos visitantes regulares dos sites como através dos motores de busca.

- Publicidade -

De acordo com um relatório da Check Point, o malware é criado por um programador chamado Nitrokod. Curiosamente numa primeira análise a aplicação parece estar limpa e não ter problemas. É o que qualquer antivírus vai dizer. A questão é que depois a parte da ameaça propriamente dita só é instalada um mês depois. Isto torna muito mais difícil a deteção. Também é mais complicado para a pessoa perceber ao certo o que é que a infetou. É que na prática se for algo quase imediato nós damos conta. Se já tiver passado um mês eventualmente não vamos saber o que nos infetou.

Seja qual for o programa que é descarregado a partir do website da Nitrokod, o utilizador recebe um RAR protegido por palavra-passe que evita a deteção de AV e contém um executável com o nome da aplicação selecionada.

Ao executar o ficheiro, o software instala-se no sistema do utilizador juntamente com duas chaves de registo.

O malware que mina moeda pode ser um risco, uma vez que pode danificar hardware causando stress de hardware e sobreaquecimento. Isto pode afetar o desempenho do seu computador ao utilizar muitos recursos de CPU.

Mas no caso desta ameaça este não é o único perigo. É que a Check Point descobriu que este vírus tem a capacidade de mudar o que faz. Dito isto, pode deixar de minar moeda para começar a fazer outra coisa qualquer.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.