Google Tradutor: faça isto para aceder a todas as funções!

O Google Tradutor é uma excelente ferramenta para termos acesso a qualquer conteúdo que esteja na Internet fora do nosso idioma. De facto, isto abre a porta a um grande mundo de informações que em muito casos não estão disponíveis na linguagem de que necessitamos. No entanto, na maioria das vezes, as pessoas não o estão a aproveitar ao máximo. Isto porque escrevem google tradutor no motor de busca e acabam por aproveitar apenas uma versão light. Dito isto, vamos explicar-lhe como pode utilizar todas as funções do Google Tradutor!

Google Tradutor: faça isto para aceder a todas as funções!

Escrever Google Tradutor no motor de busca é algo prático e que nos dá acesso imediato a duas janelas lado a lado. Uma com o idioma original e a outra com o texto traduzido. No entanto esta plataforma disponibiliza muito mais do que isso. No entanto temos de aceder ao sítio certo e aí vamos ter uma grande variedade de funções. Assim para ter acesso à interface que disponibiliza todas as funções no computador tem de aceder a esta ligação ou então digitar no browser https://translate.google.pt/.

Quando aceder a esta link vê no topo quatro separadores que dão origem a secções diferentes. Assim temos disponível texto, imagens, documentos e sites.

A função de texto já dispensa apresentações por isso vale a pena centrarmo-nos nas imagens.

Tradução de imagens

Google Tradutor funções

- Advertisement -

Clique sobre ele, e depois seleccione a imagem que deseja traduzir.

Surpreendentemente, não há suporte para arrastar e largar, por isso não pode largar imagens directamente na janela para tradução. Seja como for é só carregar em Procurar no computador.

Uma vez carregada, pode seleccionar o idioma para o qual quer converter o texto na imagem. Há também uma opção para copiar ou descarregar o texto traduzido para o seu PC. Pode activar entretanto o botão Mostrar original para ver o original e o texto traduzido na imagem lado a lado.

No entanto, o processo de tradução das imagens na versão web através do Google Tradutor permanece inferior à app para dispositivos móveis. Nesta última, até podemos ouvir o texto traduzido ou seleccionar e copiar manualmente uma parte específica do texto traduzido da imagem. Estas capacidades estão em falta na versão para a web.

No caso dos documentos é possível traduzir-se ficheiros docx, pdf, pptx ou excel. É algo que também pode ser extremamente útil.

Por fim a opção de websites era algo que já estava disponível indiretamente no tradutor da Google. No entanto não tinha uma secção própria. Colocávamos o URL a traduzir na janela do lado esquerdo e dávamos um clique que aparecia na janela do lado direito. Com a secção dedicada esta função fica mais evidenciada.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.