O distanciamento social foi o que ganhámos com a pandemia de COVID-19. No entanto, é algo que não é nada simples. Sabemos que temos de estar a uma determinada distância de alguém. No entanto, especialmente quando estamos numa fila ou noutro local, é complicado medir distâncias. Há quem use chapéus com adereços para este efeito, no entanto, basta um smartphone na mão para ficarmos a saber tudo. Isto graças à Google e uma nova ferramenta que desenvolveram, o Google Sodar.
Google Sodar ajuda a manter o distanciamento social
Uma nova ferramenta da Google chamada Sodar utiliza a realidade aumentada para nos ajudar nestas situações. Tudo o que necessita é de um smartphone Android e de aceder a este site utilizando o browser Chrome.
Esta ferramenta utiliza o Web XR e a realidade aumentada para desenhar um anel à volta do utilizador com um raio de dois metros. Deste modo fica logo a perceber se está muito perto de alguém e fazer algo acerca disso.
Eventualmente pode não funcionar em todos os dispositivos mas naqueles que testei funcionou sem qualquer problema. Para além do Chrome ser um requisito ele tem de estar devidamente atualizado.
Entretanto e já que falamos de distanciamento social e do COVID-19 saiba que esta pandemia não teve origem no mercado de Huanan.
Inicialmente e como relata o Business Insider as autoridades Chinesas relataram que os primeiros casos do vÃrus surgiram no mercado local de Huanan. Mas, após uma investigação aos animais lá vendidos, os Centros Chineses de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) revelaram que descartaram o local como o ponto de origem do surto.
De acordo com o Wall Street Journal, Gao Fu, diretor do CDC chinês, afirmou à imprensa estatal chinesa que o mercado foi uma das vÃtimas.
As amostras recolhidas de animais no mercado apresentaram resultados negativos para o novo coronavÃrus, sugerindo que eles não poderiam ter infectado os compradores.
Pode ler mais sobre isto aqui.