Google Sheets: agora está tudo muito mais intuitivo!

O Google Sheets é uma aplicação muito popular e uma excelente alternativa ao Excel. De facto, se não fosse assim dificilmente tinha conseguido atingir o fantástico número de mil milhões de instalações. No entanto e apesar de funcionar bem há sempre espaço para melhorias. Dito isto, a Google quer tornar a utilização mais simples e como tal mexeu nos menus desta plataforma. O que importa é que o Google Sheets está muito mais intuitivo.

Google Sheets: agora está tudo muito mais intuitivo!

Assim e para tornar tudo mais simples a Google tornou mais pequena a barra de menu e o toque com o botão direito do rato mostra também um conjunto de opções que surgem de forma mais condensada. O objetivo é que as coisas funcionem da melhor forma em todos os ecrãs. Entretanto também temos direito a novos ícones que nos ajudam a encontrar, de forma mais rápida, aquilo que procuramos.

Google Sheets intuitivo

Seja como for e apesar desta reorganização a Google refere que não retirou nada desta app.

Entretanto o Google Docs também tem novidades.

Até aqui o símbolo @ no Google Docs servia essencialmente para identificar pessoas. No entanto, agora, acaba de ficar muito mais poderoso. Dito isto, já não serve apenas para isto mas para basicamente qualquer inserção. Assim, e para além de podermos continuar a identificar pessoas, temos também acesso a um menu universal que permite inserir ficheiros, modelos e dados.

Imagem: AndroidPolice.com

É sem dúvida uma excelente inserção que facilita muito a utilização do Google Docs. Afinal de contas uma simples tecla dá acesso a coisas que teriam necessariamente de ser feitas através de um menu.

Mas esta não foi a única novidade que chegou recentemente.

Muitos preferem a proporção 4:3 ou 3:2 nos PCs. De facto, se não estarmos a ver um filme ou a jogar é talvez a ideal para a produtividade. Ora aplicações como o Google Docs alinham-se perfeitamente no centro deixando muito espaço disponível do lado esquerdo ou direito. Considerando que a maioria das pessoas têm ecrãs com a proporção de 16:9 ou 16:10 é muito espaço que fica livre.

Google Docs melhor

Agora um novo update para o Google Docs acaba de deixar esta aplicação melhor nos ecrãs de grande dimensão. Assim, por exemplo, os comentários expandem-se para a parte do ecrã que não está preenchida. Para além disso, permitem uma largura máxima de até 50 caracteres. Comparativamente aos 35 que estavam disponíveis até aqui significa um aumento de 43% na largura.

Entretanto a Google diz que isto se torna especialmente importante devido ao teletrabalho. Sim porque para vários utilizadores vai continuar. Na maioria das empresas muitas pessoas ainda trabalham com os ecrãs 4:3. Em casa, a situação é bem diferente. De facto, os mais habituais são os ecrãs panorâmicos. Assim podemos começar a utilizá-los na totalidade se trabalhamos com os Google Docs.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados