Muitas pessoas tendem a confiar nas críticas de alegados compradores antes de comprarem um produto ou serviço. No entanto, a Internet está cheia de críticas falsas, provavelmente mais do que pensa. Há empresas que utilizam esta estratégia para fazer com que os seus produtos se destaquem dos restantes. Agora, o Google está a anunciar que vai dar uma grande cacetada nas reviews falsas.
Google vai dar uma grande cacetada nas reviews falsas
Conforme relatado pelo site Search Engine Roundtable, o Google vai ter mão pesada com as empresas que pagam por serviços de avaliação de produtos falsos. A proliferação de críticas falsas pode ser um grave problema de mercado que afeta injustamente os concorrentes. Afinal, para uma pessoa comum, uma avaliação brilhante de 5 estrelas parecerá mais atrativa do que uma com 4 ou 3 estrelas. Assim, muitas pessoas decidem em que gastar o seu dinheiro com base no que dizem as críticas.
As políticas de repressão das críticas falsas
Para combater esta situação, a Google vai começar a implementar medidas mais rigorosas a nível global. Se detetar empresas que recorrem a críticas falsas, o gigante de Mountain View irá impor três sanções. Essas empresas “não poderão receber novas avaliações ou classificações durante um determinado período de tempo”. Além disso, as avaliações ou classificações existentes “deixarão de ser publicadas durante um determinado período de tempo”. Por último, os potenciais consumidores receberão um aviso sobre a utilização de críticas falsas por parte da empresa.
Curiosamente, estas políticas não são exatamente novas. A Google já as estava a aplicar, mas apenas no Reino Unido. De facto, os casos existentes de empresas afetadas pelos “castigos” são de Inglaterra. No entanto, a Google está agora a planear expandir estas penalizações a nível global. Isto deverá ajudar a reduzir significativamente a percentagem de comentários falsos nas secções de avaliação de produtos.
Dito isto, a Google deve ter o cuidado de determinar se uma empresa recorreu efetivamente a comentários falsos. Depois de conhecerem as novas políticas, alguns proprietários de empresas podem começar a pagar por serviços de avaliações falsas numa tentativa de afetar negativamente os seus concorrentes. Por exemplo, uma empresa pode enviar avaliações falsas para os produtos dos seus concorrentes diretos, tentando fazer com que o Google os penalize injustamente. Assim, é necessário um sistema de verificação fiável antes de tomar uma decisão final sobre uma empresa. Não parece ser uma tarefa fácil, mas se há alguém que pode encontrar uma solução para isso, é a Google.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!