Google removeu uma série de aplicações da Play Store! Saiba porquê


Por em

Parece que a empresa responsável por mais de mil milhões de instalações de aplicações, irá ver todo o seu trabalho removido da Google Play Store!

A DO Global, sediada na China, viu serem removidas cerca de 46 aplicações, da loja da Google…

Isto, depois de uma investigação, levada a cabo pelo site BuzzFeed, que acabou por descobrir problemas sérios com o que as apps faziam em segundo plano.



Para ter noção, a DO Global, tinha cerca de 100 aplicações disponíveis na Play Store, fazendo desta decisão da Google, um dos maiores atos, contra um ‘developer’ em específico.

na Play Store

É verdade que dissemos que 46 aplicações foram removidas, o que deixa ainda 54 disponíveis na loja… Mas por pouco tempo! Visto que a Google já está a tratar da remoção, que deverá acontecer nas próximas horas/dias.

Inicialmente, esta investigação descobriu que pelo menos 6 das aplicações da DO Global, carregavam em anúncios publicitários, mesmo que as aplicações não estivessem a ser usadas naquele momento.

Posteriormente, a empresa especializada em segurança Checkpoint, juntou-se à BuzzFeed, e descobriu que estas aplicações tinham mesmo um malware implementado, de seu nome, PreAMO.

A Checkpoint chegou à conclusão, que estas 6 aplicações, instalaram o ‘malware’, cerca de 90 milhões de vezes.

Curiosamente, algumas das aplicações envolvidas, nem tinham qualquer referência à DO Global!

Sendo a identidade escondida, com o nome de ‘Devs’ como “Pic Tools Group” e “Photo Artis Studio”. Aquilo que é no fundo, uma outra violação das regras da Google Play Store.



Algumas das aplicações aqui referenciadas, são a ‘RAM Master-Memory Optimizer‘, ‘Photo Editor-Makeup Camera e Photo Effects‘ e ainda ‘Crashy Cops‘.

DO Global Play Store

Entretanto, a DO Global, já veio a público afirmar que tem cerca de 250 milhões de utilizadores mensalmente. E que a sua plataforma de anúncios publicitários, chega a cerca de 800 milhões de pessoas.

Por fim, a Google disse numa declaração, que está constantemente a investigar comportamento maliciosa nas apps da sua Play Store… Algo que parece estar a falhar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Vendas da PlayStation 4 em baixa… Está tudo à espera da PS5!

Tecnologia de impressões digitais no ecrã chega aos painéis LCD

Seguinte