Google removeu uma série de aplicações da Play Store! Saiba porquê

Parece que a empresa responsável por mais de mil milhões de instalações de aplicações, irá ver todo o seu trabalho removido da Google Play Store!

A DO Global, sediada na China, viu serem removidas cerca de 46 aplicações, da loja da Google…

Isto, depois de uma investigação, levada a cabo pelo site BuzzFeed, que acabou por descobrir problemas sérios com o que as apps faziam em segundo plano.



Para ter noção, a DO Global, tinha cerca de 100 aplicações disponíveis na Play Store, fazendo desta decisão da Google, um dos maiores atos, contra um ‘developer’ em específico.

da Play Store

É verdade que dissemos que 46 aplicações foram removidas, o que deixa ainda 54 disponíveis na loja… Mas por pouco tempo! Visto que a Google já está a tratar da remoção, que deverá acontecer nas próximas horas/dias.

Inicialmente, esta investigação descobriu que pelo menos 6 das aplicações da DO Global, carregavam em anúncios publicitários, mesmo que as aplicações não estivessem a ser usadas naquele momento.

Posteriormente, a empresa especializada em segurança Checkpoint, juntou-se à BuzzFeed, e descobriu que estas aplicações tinham mesmo um malware implementado, de seu nome, PreAMO.

A Checkpoint chegou à conclusão, que estas 6 aplicações, instalaram o ‘malware’, cerca de 90 milhões de vezes.

Curiosamente, algumas das aplicações envolvidas, nem tinham qualquer referência à DO Global!

Sendo a identidade escondida, com o nome de ‘Devs’ como “Pic Tools Group” e “Photo Artis Studio”. Aquilo que é no fundo, uma outra violação das regras da Google Play Store.



Algumas das aplicações aqui referenciadas, são a ‘RAM Master-Memory Optimizer‘, ‘Photo Editor-Makeup Camera e Photo Effects‘ e ainda ‘Crashy Cops‘.

da Play Store

Entretanto, a DO Global, já veio a público afirmar que tem cerca de 250 milhões de utilizadores mensalmente. E que a sua plataforma de anúncios publicitários, chega a cerca de 800 milhões de pessoas.

Por fim, a Google disse numa declaração, que está constantemente a investigar comportamento maliciosa nas apps da sua Play Store… Algo que parece estar a falhar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!