A Google vai começar a tratar dos nossos registos médicos! Veja

A Google tem diversas aplicações para nos facilitar a vida. São exemplo disso, o Google Fotos, o Gmail, o Maps, o Docs e muitas outras. No entanto, o que ainda não tem, é uma aplicação que nos trate verdadeiramente da saúde. Ainda assim, isto vai mudar. É que a Google está a trabalhar numa nova aplicação que nos vai ajudar a gerirmos os nossos registos médicos. De facto esta é uma excelente notícia. É que em muitos casos acabamos sempre por perder alguma coisa. Uma ida ao médico, uma receita, um relatório, um exame. No entanto, agora, isso vai mudar!

A Google vai começar a tratar dos nossos registos médicos! Veja

As primeiras imagens já chegaram à Internet e revelaram duas coisas. O ecrã inicial e também a janela de registos médicos. Mas para além disso ajudam a compreender como é tudo vai funcionar.

Google registos médicos

Não é a primeira vez que ouvimos falar disto. De facto, em Abril deste ano, ficámos a saber que a Google estava a trabalhar numa plataforma para ajudar as pessoas a acederem aos seus relatórios médicos e outros dados em qualquer lugar. Na realidade, o gigante dos motores de busca até contratou várias pessoas para este feito. Agora parece que este sistema está cada vez mais perto de se tornar realidade. Pelo menos a julgar pelas imagens que o leakster Ishan Agarwal partilhou na Internet.

Google registos médicos

As imagens mostram que o separador home vai dar um acesso rápido a todos os relatórios médicos integrados e também aos contactos relacionados com a sua saúde. Assim, vamos poder adicionar exames com facilidade. Para além disso, também vamos ter acesso a uma visão geral da nossa saúde e como referi aos contactos de clínicas, hospitais e médicos. Mas para além disso, também teremos acesso a uma função de partilha para podermos enviar os nossos exames para alguém. Isto caso seja necessário, claro.

Como dá para perceber pelo ecrã principal, esta aplicação ainda está a ser desenvolvida. 

Esta é a segunda tentativa da Google fazer algo relacionado com questões médicas. Em 2008, quando lançou a app Google Saúde isto era permitido. No entanto, como não havia muita adoção terminou com isso em 2012. Agora temos a segunda tentativa e tenho a certeza que atualmente a adesão será muito maior.

Uma aposta cada vez maior nas questões de saúde

Para além da novidade que referi acima a Google criou uma ferramenta muito interessante que tem a capacidade de identificar problemas de pele, cabelo ou unhas.

Dito isto, as pessoas podem usar a câmara do smartphone para tirar três fotos da área problemática – por exemplo, uma erupção no braço. Depois têm de responder a uma série de perguntas sobre o tipo de pele e outros sintomas. Depois esta ferramenta fornece uma lista de possíveis condições olhando para tudo o que foi treinada para reconhecer.

Google problemas pele

Como referi a ferramenta do Google pede que as pessoas tirem três fotos de um problema de pele, e então disponibiliza as condições possíveis.

A equipa treinou o sistema com milhões de imagens de problemas de pele, milhares de imagens de pele saudável e 65000 imagens de ambientes clínicos.

O modelo leva em consideração fatores como idade, tipo de pele, sexo e raça ao sugerir possíveis condições. Nos testes com cerca de 1000 imagens de problemas de pele, a Google identificou a condição correta 84 por cento das vezes.

Assim o novo sistema também conta com o apoio da inteligência artificial para identificar as doenças de pele. Este sistema surgiu na revista Nature Medicine na primavera passada. Aí ficou a conhecer-se a possibilidade de identificar 26 doenças comuns da pele com a mesma precisão dos dermatologistas. Entretanto, em abril, a empresa publicou outro estudo que revela que o sistema pode ajudar médicos não dermatologistas a diagnosticarem doenças de pele com mais precisão.

A Google também está a trabalhar com uma equipa de investigação da Universidade de Stanford para se perceber como funciona num ambiente médico.

Seja como for muitos poderão dizer, não haverá perigo em confiar registos médicos e outras informações à Google? Bem, considerando que a Google sabe tudo sobre nós não será por mais um exame ou menos um exame. Digo eu.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!