Google quer esconder o URL da barra endereço no Chrome

A Google tem tentado ao longo dos anos esconder os URLs da sua barra de endereços, especialmente os que parecem ser demasiado longos. Algo que a comunidade nunca apoiou muito, visto ser apenas uma opção estética que retira uma funcionalidade base do browser.

No entanto, a Google continua a sua luta para tentar remover todo o endereço, menos o nome do domínio.



Google quer esconder o URL da barra endereço no Chrome

Endereço no Chrome

Portanto, apareceram novas flags de funcionalidades nas versões Dev e Canary do Google Chrome (v85), que por sua vez modificam a aparência e comportamento da barra de endereços do browser.

Dito isto, a flag principal é denominada de “Omnibox UI Hide Steady-State URL Path, Query, and Ref”, sendo capaz de esconder o URL todo menos o domínio. Por exemplo, esta página ficaria apenas como “leak.pt”, em vez de “http://www.leak.pt/google-quer-esconder-url-chrome”.

Além disto, temos ainda outras duas flags que têm impacto nesta funcionalidade, visto que uma faz com que o browser mostre o URL na sua totalidade se passar com o rato em cima da barra. Enquanto outra faz com que o endereço fique escondido até que comece a interagir com a página.

Porquê esconder o URL?

Segundo a Google, ter um URL demasiado grande pode causar alguma confusão na cabeça das pessoas, visto que alguns utilizadores associam links grandes a páginas falsas. No entanto, tudo isto pode estar relacionado com o facto da Google ter mais a ganhar em manter as pessoas nas suas próprias páginas. Como é exemplo o que a empresa já faz com o seu projeto AMP. Onde já modifica o endereço da página, para esconder o facto das páginas serem hosted pela própria.

Caso não saiba, quando abre links pelo Google Notícias e projetos similares, as páginas são quase sempre AMP. Ou seja, apesar de estar a ler conteúdo de sites como a Leak.pt, está nos servidores da Google.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Enquanto joga FIFA 22 são estas as músicas que vai ouvir!

Todos os anos vemos um novo novo jogo FIFA a chegar ao mercado. Sendo que apesar de não mudar muita coisa no que toca...

Microsoft vai mesmo apostar no Surface Duo 2! Vale a pena?

Quando a Microsoft anunciou originalmente o seu Surface Duo, o mundo dos smartphones tremeu! Afinal de contas, a gigante Norte-Americana, que no passado até...

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!