Os utilizadores querem mais privacidade, por isso, aos poucos, as grandes empresas do mundo mobile estão a tentar fazer a vontade de quem realmente manda neste mundo (spoiler… Nós!).
Foi exatamente por isto que a Apple fechou as portas à monitorização de dados dos utilizadores do iPhone, por parte das muitas empresas que acabam por vender os nossos dados, a agência publicitárias, e pelos vistos, é exatamente por isto que a Google está neste momento a tentar adaptar a sua forma de fazer as coisas.
No entanto, começar as coisas não chega, é preciso controlar o que se passa na plataforma, e nesse aspeto, a Google acaba por nunca inspirar grande confiança.
Google Play Store aposta na privacidade! Mas…
Portanto, segundo a própria Google, as aplicações disponíveis da Play Store vão começar a mostrar informação ‘Data Safety’. Ou seja, algo muito similar ao que a Apple já fez no seu ecossistema.
Estamos a falar do quê ao certo? Muito resumidamente, a Google vai começar a publicar, na sua Play Store, que acessos as apps precisam, e que tipo de informações recolhem. (Por exemplo: Chamadas feitas, histórico de pesquisa, etc…)
No entanto, ao contrário daquilo que a Apple faz, que por sua vez apenas lista o que cada aplicação irá retirar ao utilizador, a Google vai dar espaço às equipas de desenvolvimento, para explicarem o porquê de a app precisar de fazer X ou Y.
É uma excelente notícia, mas, para resultar, tem de existir algum tipo de controlo por parte da Google.
Ao fim ao cabo, no iOS, que é muito mais controlado que o Android, já existem alguns casos de apps que vão buscar muito mais do que aquilo que está anunciado… Por isso, na Play Store, em que todas as semanas vemos apps apanhadas com vírus, isto poderá acabar por ser um simples exercício de inutilidade.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa iniciativa?
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