Em jeito de evento de Natal, de certa forma para celebrar aquele que é o ano de maior sucesso da Google no mundo do desenvolvimento e venda de smartphones próprios, a marca convidou-nos para ir até ao Alqueva (Dark Sky). Isto de forma a tentar tirar algumas fotografias ao céu, mais concretamente às estrelas, para perceber tudo aquilo que esta gigante andou a fazer tanto em termos de hardware, como também em termos de processamento via software, nos mais recentes Pixel 9.
O tempo não ajudou, visto que tivemos muito mais nuvens do que estrelas. Mas, ainda assim, foi possível ter uma experiência diferente, e claro, uma maior noção daquilo que a Google anda a fazer, e talvez mais importante que isso, qual é o objetivo para o futuro.
Afinal de contas, os smartphones Google Pixel são cada vez mais uma preferência, e não uma alternativa.
Google Pixel 9 Pro XL: Fomos fotografar as estrelas!
Portanto, com o apoio do fotógrafo Miguel Claro, não só tivemos uma explicação mais detalhada daquilo que os dispositivos Pixel 9 Pro e Pro XL são capazes de fazer, como também tivemos acesso a um local especial neste nosso Portugal, com alguma ajuda também na prática, porque meter 20 jornalistas, com 20 tripés, a tirar fotos ao céu… É sempre uma “coisa” que tem muito potencial para dar confusão.
Ainda assim, mesmo sem grande ajuda do tempo, pois as nuvens foram mais do que muitas, naquilo que foi uma noite “Normal” de Novembro em Portugal. Foi realmente possível ver as estrelas. Naquilo que é uma experiência que você pode replicar por casa, desde que tenha um tripé, um céu claro, e alguma paciência, mais concretamente, cerca de 4 minutos de paciência.
O que é a Astrofotografia no Pixel 9 Pro XL?
A astrofotografia é um tipo de fotografia que envolve tirar fotografias de objectos astronómicos, tais como estrelas, planetas e galáxias.
Num smartphone, mais concretamente no Pixel 9 Pro (ou Pro XL), é basicamente um time-lapse de mais ou menos 4 minutos, dentro do modo de captura noturna, onde terá de meter o seu smartphone apontado para o céu, quietinho num tripé.
- Nota: Se não tiver um tripé, pode apoiar o smartphone num outro qualquer sítio ou objeto. Desde que fique quieto e sossegado, e claro, apontado ao céu. Está ótimo!
Dito tudo isto, o smartphone identifica a situação graças à sempre famosa IA da Google, e dá-lhe a opção de astrofotografia.
Depois é esperar e ver o resultado final. Que deve ser algo como isto.
Ver esta publicação no Instagram
- Nota 2: A foto do Miguel teve uma “ajuda digital”, de forma a eliminar algum do ruído como acontece nas câmaras. Mas, acredite em nós, a magia deste modo, sem ajudas, continua a ser incrível.
Entretanto, como sempre, tudo depende das condições que encontra. A captura tanto pode ficar assim. (Que está gira mas não é bem aquilo que nós desejávamos.)
Como pode ficar absolutamente incrível, como esta:
Como também é óbvio, aproveitámos a localização para outras brincadeiras, sendo possível fazer estas capturas!
As capacidades de captura de imagem de aparelhos como o Google Pixel 9 Pro são absolutamente absurdas. Só nos faz sonhar com tudo aquilo que poderá chegar ao mercado no futuro.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!