Google para as pesquisas? e que tal o TikTok ou Instagram?

É muito provável, que durante grande parte da sua vida, quando quis saber alguma coisa mais específica, tenha pedido ajuda ao nosso amigo Google. Aliás, é muito provável que já tinha dito “Epá… Vai ao Google pesquisar!

Estamos a falar de projetos para a escola, locais para visitar, ou até restaurantes para jantar. No entanto, os tempos estão a mudar, e ao que tudo indica, o gigantesco domínio da Google no mundo da pesquisa, está lentamente a desaparecer para dar espaço a rivais completamente inesperados.

- Advertisement -

Afinal de contas, há quem opte por fazer pesquisas em plataformas sociais, como é o caso do Instagram, ou do TikTok.

Usa o Google para fazer pesquisas? e que tal o TikTok ou Instagram?

google russia

Portanto, como deve imaginar, nos tempos que correm, fazer pesquisas no Google é agora bastante diferente, especialmente comparativamente aos meus tempos de escola, nos anos 2000. Aliás, a própria gigante da pesquisa tem mudado a forma como funciona, e também que serviços oferece, para se manter relevante em todas as categorias da Internet.

É exatamente por isso que temos o YouTube, e claro, recebemos vários tipos de artigos através do Google News, apontados para o nosso exato gosto. A Google, na grande maioria das vezes, conhece-nos melhor que nós mesmos. É algo incrível, mas é 100% verdade.

Ainda assim, apesar do muito investimento, e reinvenções da Google, as tendências de pesquisa na Internet estão a mudar, com os mais jovens a preferirem encontrar vários tipos informação, nas redes sociais, como é o caso do Instagram, ou TikTok.

Isto é estranho? Claro que sim! Contudo, como é óbvio, não estamos a falar de busca de informação para projetos escolares, ou trabalhos de faculdade, mas sim de sítios para comer, ou de locais para visitar. O que claro está, mete em risco o Google Maps, bem como o Google Search.

Afinal, segundo a própria Google, 40% dos utilizadores entre os 18 e os 24 anos, prefere ir ao TikTok para receber sugestões de sítios para almoçar, lanchar, ou jantar. Em vez de ir à pesquisa da Google, e ver as críticas dos utilizadores na plataforma.

Isto acontece, porque nas redes sociais, especialmente no TikTok, temos uma experiência mais personalizada, e claro, mais visual, de tudo o que está a acontecer.

O público mais jovem consegue ver o ambiente, consegue ver a comida, consegue ver as pessoas, em vídeos curtos, mas quase sempre bem produzidos. Especialmente no caso de influenciadores com algum peso na Internet.

Será este o futuro? Será que a Google vai ter de voltar a reinventar-se para se manter relevante? Como deve imaginar, a velha gigante da pesquisa não se manteve no topo, todos estes anos, só porque sim. Basta olhar para os seus produtos, como é a pesquisa, o seu domínio da publicidade na Internet, e até o seu trabalho no mundo mobile, com o desenvolvimento do Sistema Operativo Android. A empresa vai arranjar uma solução, e nessa altura, a Internet vai voltar a mudar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já pediu ajuda às redes sociais, para encontrar alguma informação do seu interesse? Partilhe connosco a sua experiência, e opinião, nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.