Google Nearby Share prepara-se para ficar muito mais poderoso!

No mês passado, o XDA já tinha dado conta que a Google se preparava para atualizar o Nearby Share, a alternativa do Android ao serviço Apple AirDrop, com a possibilidade de se partilhar ficheiros com múltiplas pessoas ao mesmo tempo. Entretanto, a gigante dos motores de busca também está a mudar a política de visibilidade para se partilhar ficheiros com qualquer pessoa que esteja perto, em vez de ser só com as pessoas que estão nos nossos contactos. Com os Google Play Services 21.15.12 foi possível colocar-se isto a funcionar. Para além disso também foram encontradas algumas modificações à visibilidade do dispositivo.

Google Nearby Share prepara-se para ficar muito mais poderoso!

Google Nearby Share

Mas vamos então olhar para as novidades. Como já tinhamos referido o Nearby Share permite ligação até um máximo de quatro dispositivos. Mas só pode transferir ficheiros para um dispositivo de cada vez. Quando o XDA descobriu isto não foi capaz de ativar esta função. No entanto, depois de atualizarem para os Play Services 21.15.12 as coisas mudaram e tudo começou a funcionar.

A grande mais valia é que é possível selecionar múltiplos dispositivos para se partilhar ficheiros. No entanto, é necessário, para já, aprovar-se uma a uma a transferência. Claro que isto deverá mudar em breve. Sobretudo quando esta aplicação estiver disponível para todos.

Google Nearby Share

Partilhar com qualquer pessoa que esteja por perto

Outra função está relacionada com a visibilidade do dispositivo. Em vez de ficar limitado a partilhar ficheiros com os seus contactos que estiverem por perto, o novo Nearby Share vai permitir partilhar ficheiros com qualquer pessoa que esteja nas redondezas. Entretanto para prevenir abusos, existe uma opção para utilizar este modo durante algum tempo. Depois a partilha volta a ser feita apenas com os contactos. Neste momento o temporizador está definido para cinco minutos. Há outra opção escondida que vai permitir que este modo esteja sempre ativado.

Em termos de funções nada mudou em relação à versão anterior.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também