Inicio Android Google Messages tem uma grande novidade do Facebook Messenger

Google Messages tem uma grande novidade do Facebook Messenger

No início deste ano e mais concretamente em abril, a Google lançou o Android 10 Beta 2 para os dispositivos Pixel, introduzindo uma nova funcionalidade de notificação em bolhas. Esta novidade que funciona de forma semelhante às conversas no Facebook Messenger, mostra uma bolha flutuante para as conversações que estão a decorrer. Embora esta novidade não tenha chegado à versão estável do Android 10, ela deve aparecer nas versões futuras do Android. Prova disso, é que a partir de agora, a API Bubbles já está em desenvolvimento e os utilizadores do Android 10 podem ativá-la manualmente nas Opções para programadores (Configurações> Opções de programador > Bolhas). Isto tem até efeito imediato na aplicação Google Messages.

Messages

Google Messages ganha uma novidade do Facebook Messenger

Entretanto, numa tentativa de preparar as suas aplicações para a API do Bubbles, a Google resolveu incluir nos testes a sua aplicação de mensagens. Aliás, no início deste ano, já tinhamos ouvido que esta empresa estava a preparar um novo sistema de notificação de bolhas no Google Messages.

De facto, o funcionamento, como referimos acima, é muito semelhante ao do Facebook Messenger. Quando estivermos a conversar com alguém surge um balão de notificação numa das extremidades do ecrã com uma foto do contacto, o ícone da aplicação e uma visualização da mensagem.

Messages

Tocar no balão de notificação abre a conversa de forma sobreposta ao ecrã. Isto, à semelhança do Facebook Messenger, permite responder rapidamente à mensagem, sem a necessidade de alternarmos para a app mensagens.

Se entretanto quisermos rever esta notificação do ecrã principal, podemos fazê-lo de uma forma muito simples.. Só temos de ficar a carregar nela e arrastá-la para o ícone X que aparece na parte inferior do ecrã. É na prática o mesmo que acontece quando queremos remover um widget.

Messages

Para além disso, existe ainda outra semelhança às mensagens do Facebook. É que se quisermos desativar completamente estas bolhas podemos fazê-lo nas configurações da aplicação.

Para já, não há nenhuma palavra da Google acerca do lançamento oficial desta funcionalidade. Entretanto e se não quer estar à espera desta implementação, pode utilizar uma aplicação chamada Tasker que faz o mesmo efeito e funciona para qualquer app de conversação. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Promoções Samsung! – Galaxy S20, S20+, S20 Ultra e S20 FE

Promoções Samsung! O ano de 2020 tem sido atípico, no entanto, isto não significa que não posso meter as mãos num smartphone topo de...

Os smartphones 5G gastam mais bateria mesmo que apenas utilize o 4G?

5G gasta mais bateria? Esta é uma das grandes dúvidas dos consumidores, devido a todas as notícias que têm sido lançadas nos últimos meses...

(Especial) O carregamento rápido não é ‘de borla’! Sabe porquê?

Hoje em dia, é quase impossível comprar um smartphone sem suporte a uma qualquer tecnologia de carregamento rápido. Aliás, verdade seja dita, agora que as...

SigridWave: uma revolução na comunicação entre jogadores

A Acer aproveitou o dia de hoje para apresentar ao mundo muitas novidades. Isto, num evento online que em Portugal começou as 14 horas....

Galaxy S21 / S30 – Samsung vai apostar no ‘Blade Bezel’

Segundo as mais recentes informações, a Samsung está a planear revelar a sua nova gama de aparelhos Galaxy S ainda este ano, ou logo...