Google Messages vai receber uma grande novidade. Já viu?

O Google Messages tem recebido novas funcionalidades ultimamente, tornando-o mais competitivo com outras aplicações de mensagens famosas. A última atualização inclui os photomoji, efeitos de ecrã, cancelamento de ruído para mensagens de áudio e autocolantes animados. Estas funcionalidades estão atualmente disponíveis para os utilizadores beta e provavelmente chegarão a todos em breve. Vamos então olhar para a grande novidade a chegar ao Google Messages.

Google Messages vai receber uma grande novidade. Já viu?

No entanto, ainda mais emocionante é a evidência encontrada, cortesia do AssembleDebug do site TheSpAndroid. Assim descobriu-se que a Google está a trabalhar numa função de edição de mensagens. Esta funcionalidade tem sido muito solicitada pelos utilizadores. Dito isto, seria muito útil para corrigir erros a escrever ou simplesmente fazer alterações nas mensagens depois de terem sido enviadas.

Mensagens da Google novidade, SMS importante

A evidência encontrada de que a Google está a trabalhar na adição de uma funcionalidade de edição de mensagens é a existência de novas flags na versão beta da aplicação Google Messages. Elas foram adicionadas nas versões beta lançadas na última semana de novembro.

Além disso, ao investigar o código APK do Google Messages, encontraram provas de que a Google está a criar uma nova tabela na base de dados de mensagens. Isto para armazenar os detalhes das mensagens editadas. Esta tabela contém colunas para o ID da mensagem, o ID da mensagem mais recente, o ID da mensagem RCS original e os carimbos de data e hora em que a mensagem se editou ou chegou.

Atualmente, a edição de mensagens não faz parte da norma RCS.

No entanto, a Google já adicionou anteriormente funcionalidades ao RCS que não faziam parte da norma. É exemplo disso, a encriptação de ponta a ponta. Assim é possível que a Google venha a trabalhar no sentido de adicionar a edição de mensagens à norma RCS no futuro.

A recente decisão da Apple de adicionar o suporte RCS à sua aplicação iMessage no próximo ano poderá abrir caminho para que mais funcionalidades cheguem, como a edição de mensagens. Isto seria muito conveniente e uma grande vitória para os utilizadores que têm estado à espera destas funcionalidades há muito tempo. Atualmente, a Apple não planeia suportar o tipo de mensagens RCS da Google, mas sim o perfil universal da GSMA, que não inclui encriptação.

Infelizmente, não há nenhuma indicação oficial de que a edição de mensagens irá chegar ao público, mas dado que já existem flags ocultas na versão beta da aplicação, isto pode muito bem acontecer em breve.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.