Google Maps vai receber grande novidade para viajar em grupo!

Nas nossas vidas em que andamos sempre a correr de um lado para o outro, as aplicações de navegação como o Google Maps são essenciais. Ajudam-nos a encontrar os melhores percursos, a evitar o trânsito e a chegar aos nossos destinos de forma eficiente. Mas quando estamos a tentar coordenar viagens com amigos, família ou colegas, as coisas podem ficar complicadas. Graças a uma colaboração do igilta.eu com o David do @xleaks7, foi revelada uma patente para o Google Maps que descreve uma nova funcionalidade que facilitará o facto de viajar em grupo.

Google Maps vai receber grande novidade para viajar em grupo!

Normalmente, as aplicações de navegação são criadas para viajantes individuais. Quando várias pessoas se dirigem para o mesmo local, cada uma recebe o seu próprio conjunto de direcções, o que gera confusão e uma viagem desarticulada.

Entretanto manter todas as pessoas que estão a viajar juntas coordenadas através de chamadas ou mensagens de texto não só é inconveniente como também distrai.

A nova ideia tem como objetivo resolver estes problemas, fornecendo um sistema que coordena a navegação para grupos, assegurando uma viagem conjunta mais suave e agradável.

Como é que funciona?

Ao planear a viagem, o sistema calcula que várias pessoas se dirigem provavelmente para o mesmo destino e ajuda-as a coordenar as suas viagens.

Ao introduzir o seu destino de viagem, terá a opção de adicionar utilizadores ao seu grupo para viajarem juntos (a partir de locais diferentes).

Em seguida, o sistema começará a co-navegar todos os utilizadores até ao destino, enviando notificações, partilhando o progresso da viagem, sugerindo pontos de encontro e até ajudando com o estacionamento. Isto simplifica as viagens de grupo e proporciona uma experiência muito completa.

O que é que o sistema pode fazer?

Assim quando a co-navegação de grupo se configura o sistema irá fazer várias coisas:

  • Sugerir pontos de encontro
  • Fornecer actualizações em tempo real sobre o tempo e as distâncias entre os participantes
  • Fornecer actualizações sobre as condições da estrada e do tráfego obtidas pelo veículo líder
  • Permitir a conversação por voz entre os participantes
  • Enviar informações de estacionamento obtidas pelo veículo principal
  • Coordenar uma paragem ou um ajuste de velocidade se o utilizador estiver muito à frente dos outros

Esta patente representa um avanço significativo na tecnologia de navegação, especialmente para viagens em grupo.

À medida que o sistema se adotar, é provável que se torne uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa que viaje frequentemente com outras pessoas.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados