Google Maps vai ter rotas especiais para elétricos e híbridos

Acha que um carro eletrificado, ou seja híbrido, ou 100% elétrico, é um carro completamente normal, igual a um qualquer outro veículo a gasolina ou gasóleo. Bem… É, mas ao mesmo tempo, também não é.

A maneira como a energia é gasta, na bateria, não é exatamente igual à maneira como o combustível é gasto num carro movido a gasolina ou gasóleo. Por isso, é possível criar rotas diferentes, e potencialmente mais eficientes.

Sendo exatamente por isto que a equipa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do Google Maps vai avançar com a implementação de uma funcionalidade capaz de criar rotas para carros eletrificados, que podem, ou não, ser diferentes das rotas normais.

Google Maps vai ter rotas ‘especiais’ para elétricos e híbridos

Portanto, no ano passado, o Google Maps começou a oferecer rotas alternativas mais eficientes, de forma a viajar do ponto A para o ponto B, de forma mais poupada, ou pelo menos mais amiga do ambiente. Aliás, se uma destas rotas demorasse o mesmo tempo, ou fosse ligeiramente mais demorada (1~2 minutos), esta seria sempre a rota escolhida por defeito.

Assim, dentro destes moldes, vamos ver uma implementação de algo muito similar, feita a pensar nos carros 100% elétricos, ou híbridos. Afinal de contas, como dissemos em cima, a rota mais eficiente para um carro a combustão, não tem necessariamente de ser a melhor rota para um carro eletrificado.

Pois bem, como é que tudo funciona?

Na versão beta 11.39 do Google Maps, pode escolher o tipo de veículo que está a conduzir (Gasolina, Gasóleo, Elétrico ou Híbrido). Posteriormente… Bem… Tudo é feito de forma automática. Com a app a ter em conta a altitude, o declive, a distância total, entre outras métricas. De forma a apurar a melhor rota possível para si, e para o seu automóvel.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Boa funcionalidade? Vai fazer a diferença? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.