Google Maps: ATENÇÃO podem segui-lo em qualquer smartphone!

É inevitável. Os nossos movimentos podem ser seguidos dentro do Google Maps no smartphone de outra pessoa se fizermos um simples erro ou se alguém fizer um simples truque perigoso, mas que parece tão inocente! Quem lançou o aviso foi um especialista em segurança que trabalha para a conhecida empresa Malwarebytes. De facto é um grande perigo que a maioria das pessoas até consegue evitar. No entanto, nem sempre… por isso tenha mesmo muita atenção! É que ainda por cima tudo é feito sem ser necessário spyware ou qualquer outro vírus. De facto é complicado que alguém possa segui-lo no Google Maps.

Google Maps: ATENÇÃO podem segui-lo em qualquer smartphone!

Google Maps segui-lo

Tudo começou quando o especialista do Malwarebytes quis instalar uma app no smartphone da sua cara-metade. Como ele já tinha comprado a app com a sua conta teve uma ideia. Agarrar no smartphone da sua mulher, ir à Play Store e entrar com a sua conta. Até aqui tudo bem. Facilmente descarregou e instalou a app. No entanto e apesar de tudo ter corrido bem houve um problema. A sua conta ficou também ligada nesse smartphone.

Quando voltou ao seu smartphone, começou a dar conta de localizações estranhas no Google Maps. De facto, nem nunca tinha estado em muitos desses sítios! Inicialmente até pensou que a sua conta tinha sido atacada ou estava a ser utilizada por outra pessoa. No entanto, o que se passou foi bem diferente. É que o Google Maps estava a mostrar a localização da sua mulher.

Escusado será dizer que a mulher não se apercebeu de nada, uma vez que tudo continuava a funcionar normalmente. Mas isto nem é o mais grave da questão. É que mesmo depois de ter feito logout da sua conta na Play Store os passos da sua mulher continuaram a ser registados!

Isto aconteceu por acidente. No entanto, uma análise mais atenta revelou que há pessoas a aproveitarem-se disto para seguirem outras.

E tudo é tão fácil como isto. Alguém nos diz, olha se queres a aplicação X eu já comprei na Play Store e podes tê-la se eu fizer login com os meus dados. Ou então, fazem isso quando o nosso smartphone está sem ninguém por perto. Fazem login e depois logout e nós nunca nos vamos aperceber que nos estão a seguir! Ou seja, é realmente perigoso.

Google Play Store Fortnite, Play Store apaga, Google Play Store anda,Novidade na Play Store,Google Play Store!,Google Play Store mata, Ameaça na Google Play Store, app na Play Store, Perigo Google Play Store, Alerta Play Store apps

É verdade que a Play Store não é uma ameaça. Nem perto disso. No entanto, é curioso o facto de se utilizar para este fim.

A propósito deste caso alguns responsáveis já referiram que esta falha pode ser muito perigosa para vítimas de violência doméstica. É que as pessoas podem estar a ser seguidas sem saberem. Assim, basta que as mulheres ou maridos façam isto na Play Store.

Entretanto o Malwarebytes já alertou a Google para esta situação.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!