Google Maps Pro: o que poderá trazer a versão a pagar?

Isto é algo que está a acontecer a muitos serviços que outrora foram gratuitos e agora de algum modo começaram a ser pagos. Já sucedeu com várias apps de terceiros mas até temos exemplos da própria Google em que o espaço de armazenamento foi apertado e quem quiser mais do que 15GB para guardar, por exemplo, mais fotos tem de pagar. O mesmo acontece com alguns filtros no Google Fotos que só estão disponíveis para quem tem um plano pago. Mas no caso do Google Maps Pro e caso surja este modelo o que poderá trazer uma versão a pagar?

Google Maps Pro: o que poderá trazer a versão a pagar?

Em primeiro lugar saiba que isto não seria uma novidade nas aplicações de navegação porta-a-porta. O Waze não o faz, mas existe outra app chamada Flitsmeister e muito utilizada lá fora que começou a ser paga. Mais especificamente de um momento para o outro colocou muitas funcionalidades acessíveis apenas mediante pagamento. São exemplo disso, o suporte para Android Auto e CarPlay. Algo que custa cerca de 3 Euros por mês. Entretanto há outras coisas pelo caminho como a possibilidade de ter ajuda com a contestação de multas por 7 Euros. Mas e no caso do Google Maps Pro?

Em primeiro lugar várias pessoas acreditam que este modelo de negócio poderá chegar a outras aplicações de navegação, incluindo o Google Maps. No entanto, isto não será fácil de acontecer. Pelo menos com funções banais.

O que poderá estar disponível

O Google Maps Pro poderia incluir funcionalidades que, de outra forma, não estariam disponíveis na versão gratuita, incluindo a navegação para camiões. Se é um utilizador de longa data do Google Maps, provavelmente sabe que a aplicação está centrada nos automóveis de passageiros. Também inclui direções de transportes públicos e orientação a pé. Mas o Google Maps nunca suportou a navegação passo-a-passo para veículos de grandes dimensões, como camiões e autocaravanas.

O suporte para navegação em camiões é um dos principais pedidos de funcionalidades, mas a Google não parece estar interessada em expandir o Google Maps nesta direção.

Google Maps, Semáforos

Faria sentido numa versão Pro, em que os clientes teriam de pagar uma subscrição mensal, especialmente porque esta funcionalidade seria destinada a um nicho que não traria lucros para a Google. Poderia ter também capacidades mais ligadas à gestão de frotas para empresas.

Os perigos do plano premium

Colocar certas funcionalidades atrás de um pagamento poderia empurrar os utilizadores do Google Maps para outras aplicações ainda disponíveis gratuitamente. Aliás o mesmo aconteceria a todas as aplicações de navegação de alto nível atualmente disponíveis gratuitamente, como o Apple Maps e o Waze.

Nenhuma das empresas-mãe explora um modelo baseado em subscrição, embora os seus planos possam mudar a longo prazo, especialmente à medida que procuram novas formas de rentabilizar o seu software.

A Apple está cada vez mais interessada em ganhar dinheiro com os seus serviços, mas, tendo em conta que o Apple Maps ainda está atrás do Google Maps do ponto de vista da funcionalidade, a empresa não pode dar-se ao luxo de colocar a sua aplicação atrás da sua barreira de pagamento.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados