Google Maps tem montes de novidades mas estas são as melhores

Ontem ficámos a saber que o Google Maps recebeu milhentas novidades. Afinal de contas, há que manter os utilizadores interessados. Na prática são mais de 100 melhorias sendo que a maioria conta com o apoio da inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Os principais destaques vão para a navegação interna nos edifícios, um planeamento de rotas mais amigo do ambiente, mapas de poluição, entre muitas outras coisas. No entanto e para que fique a saber o que mudou de uma forma mais simples filtrámos a informação e dizemos-lhe o que vale a pena ter em conta no novo Google Maps.

Google Maps tem montes de novidades mas estas são as melhores

Navegação no interior é uma das grandes novidades do Maps

A primeira coisa de que falei foi a navegação dentro dos edifícios com a ajuda da realidade aumentada e isto é sem dúvida interessante. É verdade que isto chegou à Google em 2019 para a navegação exterior.

O princípio é o mesmo, mas com os avanços recentes o Google Maps consegue entender melhor a altitude e a colocação das coisas dentro de um edifício; o resultado é que a navegação interior com o apoio da realidade aumentada está realmente muito bom.

Maps novidades

Esta função já está disponível para Android e iOS, com direções disponíveis em vários centros comerciais em Chicago, Long Island, Los Angeles, Newark, São Francisco, San Jose e Seattle. Também irá para centros comerciais, aeroportos e outras estações de trânsito em Tóquio e Zurique nos próximos meses. Outras cidades acabarão por fazer parte do lançamento, mas a Google ainda não especificou quando.

Meteorologia e qualidade do ar

O seu smartphone já tem uma aplicação de meteorologia pré-instalada, mas agora esta função está a chegar também ao Google Maps.

Maps novidades

Com a camada meteorológica, será capaz de ver o tempo atual e previsto para uma área. Para além disso há outra que mostra a qualidade do ar local.

As condições meteorológicas e a poluição atmosférica estarão disponíveis no Android e iOS, com um lançamento definido para “os próximos meses”.

Condução mais amiga do ambiente

Conduzir está longe de ser a forma mais amiga do ambiente para se deslocar, a não ser que esteja a usar um dos melhores carros elétricos, mas o Google Maps vai ajudar a melhorar isto.

Maps novidades

Parte disso envolve um novo modelo de encaminhamento que otimiza a viagem a pensar no consumo de combustível. Assim que esta nova funcionalidade chegar, o Google Maps vai indicar-lhe rotas com menor pegada de carbono. Esta novidade chega ainda este ano.

Uma interface alternativa de trânsito

No que diz respeito à sustentabilidade, nada melhor do que viajar por opções alternativas quer seja transporte público, a pé ou de bicicleta. Para simplificar o processo de planeamento de viagens, a Google está a lançar uma nova interface que facilita a troca entre diferentes rotas e opções de trânsito.

Maps novidades

Além disso, o Google Maps vai utilizar a aprendizagem de máquina para se lembrar da forma como gosta mais de se deslocar. Além disso, alternar entre diferentes formas de se deslocar não implicará mexer em diferentes separadores num ecrã, como acontece atualmente.

Esta função será lançada nos “próximos meses” para dispositivos Android e iOS.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também