Com a inteligência artificial a infiltrar-se em quase todos os aspectos das nossas vidas, era apenas uma questão de tempo até que o sistema de mapas mais utilizado no planeta a incorporasse também. O Google Maps começou a lançar uma grande atualização, possivelmente uma das mais significativas dos últimos anos, para a sua popular aplicação de navegação. A atualização abrange várias categorias e aborda vários problemas de longa data que têm atormentado o Google Maps durante anos. Dito isto, o Google Maps está cheio de novas funções. Agora só tem de as encontrar.
Google Maps está cheio de novas funções! Já as encontrou?
Esta atualização, que está a ser distribuída aos utilizadores de todo o mundo, inclui funcionalidades totalmente novas. São exemplo a “Vista imersiva” para rotas e o Google Lens nos Mapas. Isto para além das melhorias visíveis, como mapas mais detalhados, informações adicionais centradas nos veículos eléctricos e uma grande reformulação da secção “Coisas para fazer”. Esta secção pode agora ser utilizada para descobrir novos locais com uma simples cadeia de pesquisa contextual.
Uma forma mais envolvente de explorar novos locais
Apresentada originalmente no Google I/O 2023, uma das novas funcionalidades mais interessantes do Google Maps é a Vista Imersiva. Assim oferece uma visão multidimensional e realista dos locais. Esta funcionalidade utiliza IA para fundir milhares de milhões de imagens do Street View e de imagens aéreas para criar um modelo digital rico do mundo.
Os utilizadores podem fazer panorâmica, zoom e inclinação na Vista Imersiva para ver edifícios, empresas e outros pontos de referência de diferentes ângulos. Podem também ajustar o tempo e a hora do dia para terem uma melhor noção de como será um local quando o visitarem. A Vista Imersiva pode ser útil para navegar em locais desconhecidos e ajudar os utilizadores a explorar o centro de uma nova cidade para encontrar as melhores atracções turísticas, a explorar um potencial restaurante antes de fazer uma reserva ou a navegar numa estrada complexa.
Para além da Vista Imersiva o Google Maps também adicionou a integração do Lens. Chega com poderosas capacidades de reconhecimento de imagem da Google para a aplicação Maps. Com o Lens, os utilizadores podem digitalizar objetos físicos, como sinais, menus e pontos de referência, para obter mais informações sobre os mesmos. Por exemplo, um utilizador pode digitalizar um sinal de um novo restaurante para ver críticas e fotografias, ou digitalizar um menu para obter informações nutricionais e ver o que as outras pessoas estão a pedir.
Detalhes adicionais do mapa e informações centradas nos EV
A Google também está a adicionar mais detalhes aos seus mapas, incluindo informações sobre faixas de rodagem, faixas de veículos de ocupação elevada (HOV) e informações sobre limites de velocidade com tecnologia de IA em algumas regiões. As funcionalidades adicionadas poderão ajudar os utilizadores a evitar engarrafamentos, observando os dados de informação sobre as faixas de rodagem para determinar quantas faixas estão abertas ao trânsito e quais as que estão lentas ou fechadas.
As informações sobre o limite de velocidade baseadas em IA também podem ajudar os utilizadores a evitar multas por excesso de velocidade. A Google utiliza a IA para analisar os dados de tráfego e gerar limites de velocidade em tempo real. Isto significa que os utilizadores podem sempre ver o limite de velocidade mais recente para a estrada em que se encontram, mesmo que o limite de velocidade tenha sido alterado recentemente.
Entretanto com a crescente popularidade dos veículos eléctricos, a Google também está a adicionar mais informações centradas nos veículos eléctricos ao Google Maps. Assimestas incluem informações detalhadas sobre as estações de carregamento, tais como a compatibilidade das fichas, a hora da última utilização e o suporte para carregamento rápido. Isto ajudará os condutores de veículos eléctricos a encontrar e utilizar facilmente as estações de carregamento em viagens mais longas. Por exemplo, um utilizador pode utilizar as informações sobre a estação de carregamento para ver quais as estações de carregamento disponíveis, quais as estações de carregamento compatíveis com o seu veículo elétrico e quanto tempo demorará a carregar o seu veículo elétrico em cada estação.
Coisas para fazer
A secção “Coisas para fazer” do Google Maps também está a receber grandes melhorias. Esta secção disponibiliza agora sugestões de locais temáticos que surgem em resultados de pesquisa mais organizados. Entretanto tudo isto facilita aos utilizadores a descoberta de locais novos e interessantes para visitar.
Assim os utilizadores do Google Maps podem agora obter recomendações personalizadas. Isto com base nos seus interesses e podem descobrir verdadeiras jóias escondidas que, de outra forma, poderiam não ter encontrado. No entanto, é importante notar que estas funcionalidades recém anunciadas só estão disponíveis em cidades e países selecionados, de momento.