Google Maps: esta é a nova moda! Já começou a utilizar?

A tecnologia é feita de modas. Assim, de tempos a tempos algumas aplicações ganham destaque devido a determinados tipos de utilização que lhes damos. Dito isto, o Google Maps tem uma nova moda que consiste na criação de mapas personalizados. Primeiramente, imagine que faz uma rota de restaurantes, daqueles mesmo bons. Depois quer partilhar com o mundo ou com os seus amigos essas belas aprendizagens. Assim, é exatamente para isso que serve a função de criar mapas que tantas pessoas estão a utilizar.

Dito isto, existem duas formas de os criar.

Google Maps: esta é a nova moda! Já começou a utilizar?

Ora se estiver no computador terá de visitar esta ligação.

Posteriormente carregue em Criar um novo mapa.

Na nova janela terá de dar um nome ao mapa carregando em Mapa sem título. Depois verá que sensivelmente a meio e debaixo da caixa de pesquisa tem várias opções.

Uma delas é colocar os famosos pins para identificar locais. Assim, clique aí para adicionar o pin a uma determinada zona. Depois coloque uma descrição. Quando estiver concluído carregue em Guardar. Esta “camada” que corresponde a um dos pontos vai aparecer no lado esquerdo do ecrã.

Pode personalizar de uma forma muito simples o pin que colocou. Mudar a cor, adicionar tags, enfim o que achar que faz sentido para facilitar a identificação. Pode também utilizar ícones para indicar que tipo de local é.

Adicionar direções nos mapas personalizados

Entretanto, outra caraterística interessante é a possibilidade de adicionar direcções.

Tem o ícone alusivo a setas de trânsito onde terá de carregar para surgir essa opção. Depois é so indicar o ponto A (origem) e o ponto B (destino). Atenção que pode introduzir várias direcções. Exemplo, Restelo até Ericeira. Depois Ericeira até ao Bar da Praia.

Google Maps desconfinamento

Entretanto é também possível personalizar tudo e mais alguma coisa.

Adicionar diferentes tipos de trajeto nos mapas personalizados 

Outro aspeto interessante é que é possível adicionar diferentes tipos de trajetos. Ou seja, adicionar trajeto de carro, a pé ou bicicleta.

Quando o mapa estiver concluído vai ter de o partilhar. Assim clique nos três pontinhos que surgem à frente do nome do mapa. Depois é possível copiar o mapa, abrir, mover para o lixo e até é possível incorporar no seu site. Como vê é fantástico para utilizar em eventos.

Google Maps desconfinamento

Entretanto no smartphone é exatamente o mesmo e como tal se tiver um dispositivo Android procure pela app os meus mapas na Play Store. Depois é so descarregar e instalar.

Quando abre a App recebe um pequeno tutorial de como utilizar esta aplicação.

Entretanto, por exemplo, se quisermos editar este mapa podemos adicionar novos pontos e também editar as camadas.

Assim, com tudo concluído resta-nos partilhar.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!