Google Maps: a maior novidade de todas já está a chegar!

O Google Maps está cada vez mais completo. De facto, é uma aplicação que muitos utilizadores não dispensam, sobretudo quando querem uma forma simples e conveniente de chegar ao destino. Mas para além de tudo o que já temos, esta app vai ficar ainda mais avançada. Algumas das novidades já estão disponíveis tanto no Android como no Android Auto. No entanto, ainda há várias coisas lançadas nos próximos tempos. É caso para dizer que a maior novidade de todas já está a chegar ao Google Maps e vamos dizer-lhe o quê.

Google Maps: a maior novidade de todas já está a chegar!

A próxima grande novidade que está em desenvolvimento é um novo modo de condução alimentado pelo assistente da Google. Para já, está disponível nos Estados Unidos, Alemanha e outros países. Na prática converte esta app de navegação num hub de condução que integra tudo aquilo que precisamos quando estamos atrás do volante. Exemplo disso, são as apps de música, chamadas e mensagens.

Google Maps maior novidade

Se já utilizou o Android Auto para os smartphones no passado, deverá perceber que esta experiência é muito familiar. Isto porque na realidade é o ponto de partida.

Quando se liga, o modo de condução ativa uma nova interface do Google Maps que com um simples toque dá acesso a tudo, incluindo as chamadas e controlos de música. Tal como acontece no Android Auto para smartphones com uma grande diferença.

- Advertisement -

Não se sabe ao certo a data de lançamento para todos, mas tudo aponta para que seja no final do ano. Neste momento, está disponível com preview. 

Outra grande alteração no Google Maps é a forma como a app determina as rotas. Ou seja, em vez de escolher a mais rápida indica agora qual é mais eficiente em termos energéticos. Ou seja onde vai gastar menos combustível. Uma boa ajuda para ajudar a reduzir a pegada de carbono e também os consumos. Isto será a opção por defeito no Google Maps. Ainda assim, quem não ficar satisfeito pode sempre recorrer às definições.

Mas há outras novidades como a navegação dentro dos edifícios com a ajuda da realidade aumentada e isto é sem dúvida interessante. É verdade que isto chegou à Google em 2019 para a navegação exterior.

O princípio é o mesmo, mas com os avanços recentes o Google Maps consegue entender melhor a altitude e a colocação das coisas dentro de um edifício; o resultado é que a navegação interior com o apoio da realidade aumentada está realmente muito bom.

Google Maps melhores novidades

Esta função já está disponível para Android e iOS, com direções disponíveis em vários centros comerciais em Chicago, Long Island, Los Angeles, Newark, São Francisco, San Jose e Seattle. Também irá para centros comerciais, aeroportos e outras estações de trânsito em Tóquio e Zurique nos próximos meses. Outras cidades acabarão por fazer parte do lançamento, mas a Google ainda não especificou quando.

Pode ler mais sobre as novidades que estão a caminho do Google Maps aqui e aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.