Google Maps: não corra riscos e faça isto antes de conduzir

O Google Maps é sem dúvida a grande app de navegação para os utilizadores Android, e é especialmente útil para quem vai trabalhar diariamente para fora de casa. Além da sua função principal de nos mostrar todas as direções, esta aplicação também vem com diversas funcionalidades úteis. Assim vamos dizer-lhe como o Google Maps pode ajudar a conduzir.

Google Maps: não corra riscos e faça isto antes de conduzir

Para não ficar preso no trânsito

Ninguém gosta de ficar preso no trânsito, especialmente quando está a ir para o trabalho.  Na melhor das hipóteses pode chegar a horas mas andar a fazer tudo a correr.

Quando definir um destino no Google Maps, a aplicação mostra automaticamente dados de tráfego ao vivo para cada rota, para que possa decidir qual o melhor para evitar engarrafamentos e chegar ao seu destino o mais rápido possível. Tudo o que precisa é de uma ligação ativa de dados.

Verificar postos de combustível pelo caminho

O que é pior do que ficar preso no trânsito? É ficar parado e ainda por cima sem gasolina. Assim se foi por uma rota nova pode verificar facilmente a existência de postos de combustível para não ter surpresas. Em muitos casos a app até lhe diz os preços.

Evitar portagens

Com os preços sempre a aumentar, por vezes, algumas pessoas evitam as autoestradas com o objetivo de poupar um pouco. Assim pode utilizar o Google Maps para este efeito. Como tal pode ir a caminho do trabalho evitando sempre estradas pagas. Quem sabe até descobre uma rota alternativa realmente boa!

Evitar multas desnecessárias

O Google Maps alerta-nos para a existência de radares e permite-nos evitar multas desnecessárias. Para além disso enquanto vamos por uma determinada estrada diz-nos sempre qual a velocidade máxima.

Partilhar a nossa localização

Por vezes a caminho do trabalho podemos querer partilhar a nossa localização com alguém. Isto até para alguém que esteja a nossa espera, saber exatamente quando chegamos.

Esta função do Google Maps funciona muito bem e até tem pormenores interessantes. Por exemplo, podemos definir durante quanto tempo queremos que essa partilha ocorra. E não se preocupe porque o funcionamento até é simples.

Em primeiro lugar abra o Google Maps. Depois carregue na sua fotografia de perfil no canto direito. Depois carregue na opção partilha de localização.

Google Maps localização tempo real, Google Maps trabalhar

Nessa altura surge um ecrã que nos explica como esta função funciona. Especialmente se é a primeira vez. Para prosseguirmos clique em Partilhar a localização.

Google Maps trabalhar

Depois podemos logo indicar as pessoas com quem queremos partilhar a nossa localização. Inicialmente a app mostra as pessoas com conta Google com quem eventualmente interagimos mais. No entanto podemos fazer esta partilha com qualquer pessoa que esteja na nossa lista de contactos.

Google Maps trabalhar

Para esse efeito basta carregarmos em mais opções.

Entretanto e como referi acima podemos também definir o tempo que vai durar essa partilha. Assim podemos utilizar os botões mais e menos para definir o tempo que a partilha dura ou podemos optar por a deixar sempre ligada. Pelo menos até que a desliguemos manualmente.

O Google Maps está disponível na Play Store aqui e na App Store aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados