Google faz mais uma grande aposta na aplicação Google Lens!

Ainda outro dia referi que o Google Lens vai ser uma aplicação muito importante na estratégia da Google. Isto porque a realidade aumentada vai estar cada vez mais presente nas nossas vidas. No entanto, dar-lhe a importância que merece não é fácil. Isto porque é talvez das apps mais difíceis de explicar aos utilizadores. Num esforço para contornar isto a Google está a preparar muitas novidades. Uma vou falar mais abaixo e a outra são os anúncios online.

Google faz mais uma grande aposta na aplicação Google Lens!

Aplicação Google Lens

De facto, aqui e ali já vão aparecendo alguns anúncios para o Google Lens. A maioria deles convidam-nos a ver o mundo pelos olhos do Google Lens. A isto junta-se um vídeo para ilustrar o processo.

É uma mensagem bastante simples para levar as pessoas a utilizarem esta ferramenta de pesquisa. Mas na realidade faz muito mais do que isso. Neste momento esta app faz parte do Google Fotos no Android e iOS. Apesar disso, no Android está também presente no Assistente. Também é possível encontrar na maioria das aplicações de câmara.

Aplicação Google Lens

Esta publicidade não surge por acaso

É que a Apple vai introduzir algo semelhante no iOS 15. Ora considerando que a Google foi a primeira a aventurar-se na realidade aumentada é normal que não queira perder o combóio.

Não só com a chegada de novas funções, mas também com a afinação de pormenores que a tornam muito mais intuitiva. Agora eis que há novidades que simplificam a forma como a pesquisa visual do Google funciona.

Uma aposta que também se nota com as alterações na própria aplicação

Mas não é só nos anúncios que a Google está a mostrar esta aposta no Google Lens. É também não própria app. A interface que conhecemos inicialmente está inalterada e continua a estar inspirada na câmara da Google. No entanto, quando capturamos a imagem, a janela de resultados já apresenta algumas modificações. Começa com um afastamento em relação à imagem capturada para que se possa ver toda a cena.

Entretanto o Google Lens mostra agora diversas acções na parte superior. Podemos ver, por exemplo, a possibilidade de se copiar texto, pesquisar o texto encontrado ou traduzir. Antigamente as acções estavam mais para baixo e como tal era mais mais fácil passarem despercebidas.

Google Lens app

Depois de fazer uma seleção aparece o mesmo painel de resultados antigo. No entanto, agora tem a possibilidade de voltar atrás com o zoom e pesquisar a imagem novamente. Para além disso, quando carrega em algo que não é um texto, ou já está identificado como área de interesse, o Lens leva-nos para a interface que permite escolher uma parte da imagem. Aí podemos ajudar o corte para fazermos uma pesquisa com mais precisão. Isto caso o Lens não tenha reconhecido nada. Ou pelo menos, aquilo que queria que o Lens reconhecesse.

Google Lens app

Estas novidades foram descobertas pelo 9to5Google na versão 12.25 do Google Lens para Android.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Microsoft Edge: não perca tempo e trate de atualizar já!

Se está a utilizar o Microsoft Edge então não perca mais tempo e trate de atualizar agora mesmo. Assim que o fizer vai passar...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!