Inicio Especiais Google lança a remoção automática de todo o histórico!

Google lança a remoção automática de todo o histórico!

As empresas de tecnologia têm levado cada vez mais a sério a privacidade dos utilizadores. De facto, e olhando para as fugas de dados e também para muitos escândalos faz todo o sentido que isto aconteça. Quem está a dar um forte passo neste sentido é a Google. Dito isto, o gigante dos motores de busca vai permitir apagar o histórico de navegações e a localização de forma automática.

A eliminação automática é sem dúvida uma boa notícia!

É verdade que a Google já permitia eliminar manualmente todos os dados que eram recolhidos. É algo que sempre funcionou bem.

No entanto, isto era algo pontual. Lembrávamo-nos por acaso e apagávamos tudo o que estava registado. Ainda assim, o problema é que na maioria das vezes nos esquecíamos desta funcionalidade.

automática

Como tal, apesar das ferramentas de limpeza que já existiam se manterem, a Google vai  permitir a exclusão automática de dados que estejam relacionados com a nossa localização e pesquisas. Para já será possível definir essa eliminação para períodos de 3 ou 18 meses.

Esta funcionalidade vai estar disponível nas próximas semana. Também pode chegar a outros tipos de dados. É exemplo disso o histórico de utilização do assistente da Google.

Estas opções vão surgir primeiro no histórico de localização e atividade da web. Vão estar também disponível em algumas aplicações. Aí vai ser possível definir de forma mais concreta durante quanto tempo pretendemos que as informações seja guardadas. Mais uma vez lembramos que a a qualquer momento e através da nossa Conta Google, podemos apagar toda ou parte da sua informação. Também as podemos manter.

Em suma, esta é sem dúvida uma boa notícia. Assim, mostra que a Google está no caminho certo para a proteção da privacidade dos utilizadores. Claro que estas situações nem sempre são fáceis. No entanto, numa altura em que há tantos sistemas a recolherem os nossos dados, muitos deles sem sequer nos avisarem, é um bom exemplo que um gigante como a Google dê mais controlo aos utilizadores.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Nintendo Switch Pro chega ao mercado com ecrã Mini-LED!?

Já andamos a ouvir falar de uma alegada Nintendo Switch Pro há uma série de meses! Por isso, apesar da gigante Japonesa já ter...

Boas notícias para a Huawei! Mais uma licença (Samsung Display)

A Huawei esteve num duelo de morte com a Samsung durante vários anos, tudo em disputa pelo primeiro lugar no mercado de smartphones... No...

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...