Google já bateu a Apple com o novo Tensor G5. Saiba como!

Durante muitos e longos anos, a Apple tem conseguido a vantagem no lado dos processadores mobile, seja pelo design mais inteligente, ou pelo uso de processos de produção mais avançados.

Mas… Apesar de o foco não ser a performance, a Google pode ter conseguido aquilo que muitos não esperavam. Ou seja, ser a primeira a lançar um processador fabricado no processo mais avançado da TSMC, o 3nm N3P.

Afinal de contas, o Tensor G5, que dá vida aos recentemente anunciados Pixel 10, pode afinal estar um passo à frente da Apple, algo raro no mundo dos semicondutores.

O que muda com o processo N3P?

Antes do lançamento, falava-se que a Google iria usar o processo N3E, uma geração atrás da concorrência. O que seria mais ou menos aceite, porque a ideia da Google nunca foi estar no último grito da indústria.

Mas, ao que tudo indica, tudo aponta para o processo N3P, a versão mais recente e eficiente da litografia de 3nm da TSMC.

Ou seja, a Google não só trocou a Samsung pela TSMC, como também optou pelo mais recente e poderoso processo de produção de 3nm. Na prática, isto significa chips mais rápidos, com melhor eficiência energética e menos problemas de aquecimento.

Ou seja, mais desempenho sem rebentar com a bateria.

O silêncio da Google

Curiosamente, a Google nunca confirmou diretamente o uso do N3P. Nos comunicados fala apenas em “leading 3nm process”. Mas os detalhes divulgados indicam melhorias de até 60% na TPU dedicada à inteligência artificial e um CPU 34% mais rápido em média.

Tudo isto vai tornar os novos Pixel muito mais responsivos no dia-a-dia e com mais músculo para as funções de IA que estão no centro da estratégia da marca.

Porque é que isto é importante

O processo N3P é uma versão otimizada do N3E, oferecendo mais 5% de desempenho ao mesmo consumo ou, em alternativa, uma poupança de energia entre 5 e 10% mantendo a mesma frequência.

A Apple vem a seguir!

Os próximos iPhone 17 já devem trazer um SoC feito no mesmo exato processo de produção. Mas, como deve saber, a Apple costuma meter muito dinheiro em cima da mesa para ser a primeira.

É engraçado que isso não aconteça… Desta vez.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque