Google já gera imagens nos slides e há novidades no Gmail!

A Google está a expandir o Workspace Labs com um trio de novas funcionalidades no Gmail, Docs e Slides, incluindo a criação de imagens. Conforme anunciado no I/O 2023 no mês passado, a Google já gera imagens no Slides, que ajudará os utilizadores a criar fundos personalizados para apresentações. Haverá um painel lateral “Ajude-me a visualizar” para introduzir uma mensagem.

Google já gera imagens nos slides e há novidades no Gmail!

Em seguida, pode escolher um estilo: fotografia, ilustração, fundo, clip art ou nenhum. A Google irá gerar 6 a 8 designs com a possibilidade de “Ver mais”.

A Google revelou que isto já está a ser implementado gradualmente para quem está registado como tester no programa Workspace Labs.

Entretanto, no Gmail, a opção “Ajude-me a escrever” está a ser expandida com sugestões contextuais para respostas que têm em conta o tópico anterior. A Google irá adicionar detalhes específicos à resposta que gera a partir da sua sugestão, como o nome da pessoa a quem está a responder e quaisquer horas/datas.

No Docs, a função Ajude-me a escrever adicionará automaticamente sugestões e outras variáveis a uma resposta gerada para o lembrar de adicionar detalhes, como o nome da sua empresa numa candidatura a um emprego.

Pode inscrever-se no Google Workspace Labs aqui.

Uma grande aposta na inteligência artificial

Em Março deste ano, a Google anunciou os planos para trazer as ferramentas de IA para os produtos que constituem a oferta Workspace, como o Google Sheets, Docs e Slides. No final do mesmo mês, a empresa começou a testar esta novidade com um pequeno grupo de utilizadores. Agora, a empresa está a expandir este grupo e não é pouco. No entanto apenas com utilizadores nos EUA. Apesar disso o XDA revelou que a empresa enviou também convites para utilizadores na Irlanda e na Holanda.

Seja como for a gigante dos motores de busca deverá expandir os testes para outras regiões, com suporte para outros idiomas, em breve. Ainda não foi definido um calendário, mas tendo em conta o ritmo a que as ferramentas de IA estão a evoluir, apostamos que isto será rápido.

A new era for AI and Google Workspace

Assim que os testes estiverem concluídos todos os clientes do Google Workspace terão acesso a ferramentas de composição de conteúdos por inteligência artificial no Gmail, Slides, Docs, Sheets, Meet e Chat. A utilização também deverá ser bastante simples, com um botão chamado Ajude-me a escrever a aparecer no Docs.

Resumidamente apenas vai precisar de conversar para conseguir a maioria das solicitações de IA. Inclusivamente será possível escrever documentos completos ou reescrever secções de texto existentes. Também pode pedir ajuda para rever e elaborar respostas criativas utilizando o botão “Sinto-me com sorte”, tal como na Pesquisa. Noutros produtos, como o Gmail, a IA pode ser útil para gerar resumos de conteúdos mais longos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados