A Google decidiu dar um presente aos amantes da fotografia (e aos que têm álbuns cheios de fotos esquecidas ou “apagadas”) com uma nova atualização para o Google Fotos que vai fazer brilhar até as imagens mais esquecidas do teu smartphone.
Ou seja, a app já permitia guardar e editar imagens HDR, mas agora há melhorias importantes. As fotos editadas mantêm a metadata HDR intacta e não são convertidas para SDR. Além disso, há uma nova ferramenta chamada Ultra HDR, e por isso mesmo, até as fotos SDR antigas podem ganhar nova vida.
Adeus à perda de qualidade nas edições!
Sabes quando editavas uma foto HDR e ela acabava a parecer lavada, sem contraste e sem aquele brilho natural? A culpa era do Google Fotos a converter tudo para SDR nas edições. Pois bem, isso acabou.
A partir de agora, edições com ferramentas como o Photo Unblur, Magic Eraser ou Portrait Light já não destroem o alcance dinâmico original das tuas imagens HDR. A promessa da Google é simples! As fotos mantêm o contraste, os detalhes nas sombras e os realces.
Ultra HDR: brilho à tua maneira
Mas a cereja no topo do bolo é a nova ferramenta Ultra HDR, que te permite ajustar o brilho das imagens HDR de forma mais granular. Em paralelo, a ferramenta antiga chamada “HDR” passou agora a chamar-se Tone, que segundo a Google reflete melhor o que realmente faz.
Ou seja, tens agora um controlo mais direto sobre o estilo e intensidade da luz nas tuas fotos, para deixares cada imagem exatamente como queres.
Fotos antigas em SDR? Também entram na festa
Outra novidade interessante é a possibilidade de pegares nas tuas fotos antigas em SDR e melhorá-las com HDR. A Google ajusta o brilho, aprofunda o contraste e dá um novo ar às imagens quando vistas em ecrãs compatíveis com HDR.
Na prática, consegues converter fotos mais planas ou sem vida em algo mais moderno e apelativo, ideal para dar um refresh ao teu álbum de 2014 que andava esquecido na nuvem.
Vale a pena?
Para quem usa o Google Fotos como principal galeria e editor rápido, estas mudanças são uma melhoria significativa. Não só elevam a qualidade visual das fotos no dia-a-dia, como também dão nova utilidade a ferramentas que já estavam na app há muito tempo.
Portanto, se tens fotos HDR ou apenas queres dar vida nova às tuas imagens antigas, abre o Google Fotos e testa já estas novidades. A diferença nota-se.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!