Google Fotos vai ficar ainda melhor? O agrupamento facial no Google Fotos é uma das funcionalidades mais impressionantes deste serviço. Para além de podermos aceder rapidamente a todas as fotos e vídeos que tirámos de uma pessoa ou de um animal de estimação, também podemos utilizá-la para encontrar fotos específicas como “eu em Viena” ou “[pessoa] e [outra pessoa/gato/animal] “ou” [pessoa] e comida “por exemplo. No entanto, os algoritmos da Google não são infalíveis. Há casos em que necessitamos de remover certas fotos devido a uma identificação incorreta ou juntar o que a Google acha que são duas faces diferentes.
A Google está atenta a este facto. Como tal começou a pedir às pessoas que utilizam o Google Fotos no computador para ajudarem a melhorar o reconhecimento facial. Ou seja, o Google Fotos vai ficar muito melhor!
Lembramos que uma funcionalidade semelhante foi detetada no sistema operativo Android no último mês.
Quando vamos à secção Coisas dentro dos álbuns e abrimos alguma pasta pode surgir um pop-up a solicitar que melhoremos alguns resultados. Do mesmo modo, também podemos ver uma barra inferior muito fina em algumas páginas com a mesma questão.
Se dermos um clique nessa sugestão vamos ser levados para uma visualização em ecrã total com a pessoa principal e várias fotos que parecem ser da mesma face.
No entanto, o Fotos não tem a certeza. Assim, podemos aprovar o reconhecimento. Também podemos indicar que são pessoas diferentes. Uma vez concluídas, as suas respostas vão melhorar o agrupamento facial da Google. Entretanto, pode voltar a receber as mesmas solicitações. No entanto, referente a outras pessoas.
Isto foi verificado pela primeira há mais ou menos um mês pelo site Android Police. Entretanto esta funcionalidade está a ser introduzida de forma faseada pelo que pode ainda não aparecer.
Entretanto esta não é a única novidade a chegar ao Google Fotos nos últimos dias.
Já passou cerca de um ano e pouco desde que o Google Fotos acabou com um indicador muito interessante. Ele revelava junto a cada item, o que é que estava guardado ou não. Graças a isso era fácil percebermos o que é que já tinha cópia de segurança. Por outro lado também víamos o que ainda não tinha sido carregado para a cloud. Este indicador desapareceu por completo. No entanto, a equipa responsável pelo desenvolvimento do Google Fotos percebeu o grande erro que tinha feito e como tal vai trazer esta funcionalidade de volta.
A interface retocada e que mostra tudo o que está disponível no Fotos, vai permitir-nos ver o que ainda não tem backup e dar-nos a possibilidade de o criarmos manualmente. Na realidade é tudo o que faz sentido. É que um utilizador que não tenha o backup automático ativado não ia conseguir saber ao certo o que já estava protegido na cloud, ou não. Assim corria o enorme risco de perder tudo. É algo que ninguém quer.
Entretanto, para além de um novo sistema de visualização que mostra o que tem backup ou não, a Google fez ainda diversas melhorias para tornar o Google Fotos compatível com os smartphones dobráveis.
Já vos apareceu esta mensagem? Contem-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!