O Google Fotos e o Google Lens são duas aplicações muito poderosas especialmente quando trabalham em conjunto. Por exemplo, o Lens consegue detetar texto num determinado idioma que esteja no Google Fotos e tem a capacidade de fazer a tradução. Em alguns casos pode não ser 100% preciso, mas funciona muito bem. Agora a união entre o Google Fotos e Google Lens vai ficar ainda melhor.
Google Fotos e Google Lens: a união vai ficar ainda melhor!
Para simplificar ainda mais o casamento entre as duas aplicaƧƵes, no mĆŖs passado, a Google comeƧou a testar novos atalhos quando se deteta que existe texto numa imagem. A experiĆŖncia estĆ” agora a ser lanƧada de forma mais ampla e deve estar disponĆvel na maioria dos dispositivos.
JĆ” vimos fotos que demonstram a capacidade de reconhecer a presenƧa de texto e a interação com o Lens. No entanto, quem recebeu a atualização, irĆ” agora encontrar um chip com a opção de pesquisar dentro de screenshots cheios de texto como encontrou o site 9to5Google. Para alĆ©m disso haverĆ” mais opƧƵes. SĆ£o exemplo disso o aparecimento de outras funƧƵes como “Copiar texto”, “Ouvir”, “Cortar” e “Markup”. Estas sĆ£o todas as opƧƵes jĆ” existentes dentro da app. No entanto com estes atalhos serĆ” muito mais difĆcil aceder.
Mas hÔ mais novidades. Nas próximas semanas a Google vai lançar novas funções para o Google Fotos e uma delas é muito importante porque nos vai ajudar e muito na tarefa de organizar conteúdos. De facto, com tantas fotografias tiradas ao longo de vÔrios anos faz todo o sentido uma função como esta. Para começar, o Google Fotos estÔ a atualizar o layout da app para mostrar grupos de fotos numa grelha ou numa lista para que se possa filtrar por tipo, Ôlbuns, Ôlbuns partilhados e favoritos. Depois no menu inferior encontramos uma nova seção de importar fotos que ajuda a transferir imagens para outros serviços como o Facebook e iCloud.
Google Fotos acaba de ficar ainda mais poderoso! Experimente
Entretanto a nova função simplifica tambĆ©m a cópia de ficheiros a partir de uma cĆ¢mara, bem como a digitalização de imagens e vĆdeos. Entretanto e para que tudo corra bem esta Ćŗltima função conta com um sistema avanƧado que assegura que as fotos digitalizadas ficam mesmo bem.

A propósito das novidades quem estÔ no Android, encontra mais secções definidas marcadas como partilha com parceiros, Ôlbuns partilhados e conversações. Tudo dentro de um novo separador de partilha que começou a aparecer esta semana. Quem estÔ no iOS também terÔ direito a isto, mas num futuro próximo. Ou seja, pelo menos desta vez, o Android recebeu primeiro uma função do que o iOS.

Mas como se isto ainda não bastasse hÔ mais um update que pode tornar a organização de imagens ainda melhor. Isto jÔ que podemos excluir de forma mais eficaz algumas pastas do nosso próprio dispositivo dos backups. Ou seja, não vamos ter de nos andar a cruzar com capturas de ecrã e outras coisas que não interessam no nosso feed do Google Fotos.

Apesar desta última novidade as capturas de ecrã não foram esquecidas. Assim vamos ter um atalho para elas no topo.
Entretanto vamos ter mais algumas novidades. Exemplo disso é um carrossel de sugestões para copiar texto, cortar e pesquisar utilizando o Google Lens sempre que vemos uma captura de ecrã.
O Google Fotos estĆ” disponĆvel aqui para Android e aqui para iOS.

