Google Fotos tem uma grande novidade! Vai aproveitar?

Até agora, o Google Fotos disponibilizava duas opções de backup. Eram elas a alta qualidade ou a qualidade original. Por um lado, se optarmos por alta qualidade, segundo o Google Fotos, temos acesso ao armazenamento de fotos com uma boa qualidade visual e um tamanho de ficheiro reduzido. A vantagem é que é ilimitado. Por outro, se quisermos manter o tamanho original das fotografias então elas ficam guardadas na resolução máxima, sem sofrerem qualquer compressão. Ou seja, nem sempre é facil escolher. Agora há uma novidade que se chama Backup Express.

Google Fotos tem uma novidade para quem se preocupa com os backups!

A nova opção da Google, como o próprio nome “Express” deixa adivinhar, disponibiliza um backup mais rápido com uma resolução reduzida. A ideia é permitir que seja criada uma cópia de segurança mesmo quando há uma conetividade Wi-Fi mais fraca ou pouco frequente.

Google Fotos tem

Esta novidade já estava disponível em alguns países. De facto, na Índia, já tinha começado a ser disponibilizada em Dezembro. Como deve imaginar, as condições Wi-Fi em determinadas zonas está longe de ser boa. Agora vai chegar a todos os utilizadores de forma faseada.

Dos modos que o Google Fotos tem, qual é o melhor?

Bem, no caso da alta qualidade, temos um suposto armazenamento ilimitado. Neste modo, as fotos são comprimidas para poupar espaço.

Se uma fotografia for superior a 16 megapixéis ela é comprimida para os 16. Já ao nível do vídeo tudo o que for superior a 1080p é convertido para 1080p.

O novo Backup Express vai funcionar do mesmo modo, mas com ainda mais compressão. Quem irá sofrer com isto é a qualidade de imagem. Por outro lado não perde nada.

Ainda assim quero fazer um aparte. Esta questão do armazenamento ilimitado não é bem assim.

Recentemente apesar de não existirem limites eu atingi-os. Isto significa que tive de passar um determinado valor para poder guardar mais fotos. Neste momento optei por uma capacidade de armazenamento de 100GB.

Não é que seja um balúrdio a nível de preço. 100GB por mês custam 1.99 Euros. É o meu plano atual. Por outro lado, 200GB custam 2.99 Euros e 2TB 9,99 Euros. Existem ainda opções até 30TB com um preço de 299 Euros. Claro que isto já é muito overkill para a grande maioria dos utilizadores.

Google Fotos tem

Já com a qualidade original as fotos e os vídeos são mantidos com a resolução original.

A questão da compressão

A Google, na grande maioria das vezes, o que faz, faz bem. O Google Fotos não foge à regra.

Sendo utilizador do Google Fotos há tantos anos já vi várias vezes as fotos que tiro com o smartphone em muitas outras plataformas. Esta utilização recorrente levou-me logo à partida a uma conclusão.

Nunca notei grandes diferenças entre a fotografia original e a fotografia comprimida que é armazenada pela Google. Claro que se fizermos um zoom muito elevado e quando digo muito elevado digo extremamente elevado, pode-se notar alguma coisa. No entanto, na grande maioria das vezes, não vão notar qualquer diferença.

Isto significa que os algoritmos de compressão da Google funcionam muito bem!

De facto, as fotografias que tiro normalmente com o meu smartphone e que são armazenadas no Google Fotos não revelam qualquer perda de qualidade que mereça destaque. De facto, os ficheiros de imagem ficam mais pequenos, mas a qualidade mantém-se praticamente inalterada.

Assim com o lançamento do novo Express é certo que se irá perder qualidade. No entanto, apesar da muita compressão, a perda deverá ser pouco visível.

Via

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário