Nos últimos anos o Google Fotos tem vindo a receber várias novidades que têm melhorado diversos aspetos da aplicação. Uma das últimas está relacionada com o editor de vídeo. Agora eis que a Google quer melhorar e muito o sistema de pesquisa do Google Fotos. Quem descobriu isto foi a especialista em engenharia inversa de quem já falámos tantas vezes na Leak, Jane Wong. Mas vamos olhar para o que o novo sistema é capaz de fazer.
Google Fotos: prepare-se para grandes novidades na pesquisa!
Neste momento podemos procurar por determinadas coisas na biblioteca. Fotografias de animais, carros, pessoas e muito mais. O Google Fotos utiliza inteligência artificial para reconhecer todos estes elementos. Para além disso, também pode pesquisar por elementos mais complexos. Exemplo, fotos minhas em Lisboa. No entanto, isto é o máximo que esta aplicação faz. Agora o Google Fotos vai expandir em muito esta pesquisa.
Nas capturas de ecrã partilhadas por Jane Wong no Twitter podemos ver a versão Android do Google Fotos. Dito isto, a nova função que ativa a pesquisa com mais de um filtro está presente. Ao selecionar mais do que um filtro de uma vez, a foto de que está à procura será encontrada mais facilmente. Esta novidade ainda está a ser desenvolvida, mas parece que está praticamente pronta. Assim devemos contar com um update num futuro próximo.
A última novidade foi o novo editor de vídeo
Já se falou algumas vezes do novo editor de vídeo do Google Fotos. Embora prometesse muito desde o início, a implementação tem estado a ser bastante lenta no caso dos dispositivos Android. Seja como for, várias pessoas já estão a deitar-lhe a mão. O melhor de tudo é que também muitas das novidades que chegaram ao Google Fotos a pensar no vídeo, funcionam também nas fotos.
Podemos mexer com coisas como brilho, contraste, saturação, etc. e você também tons de pele e controles de cor, bem como ajustar a tonalidade. O mesmo com as sombras. Como disse acima, tudo isto não é só para fotos, mas para os vídeos. Também pode cortar e desenhar esboços ou texto no topo do vídeo, embora apareça durante toda a duração. Ou seja não é possível aparecer em frames específicos.
Para utilizar as novas funcionalidades de edição, o Google Photos necessita de pelo menos a versão 8.0 do Android e 3GB de RAM, o que não deverá ser um problema para a maioria dos dispositivos modernos.
Entretanto o Google Fotos tem mais uma novidade no PC.
Para já, o Google Lens apenas permite copiar texto a partir de uma imagem através de um sistema de deteção de carateres. Quando vai para o Google Fotos no desktop e abre uma imagem que contém texto aparece a opção “Copiar texto da imagem” quando o logotipo do Google Lens aparece no canto superior esquerdo.
Com um clique nesse botão inicia-se uma análise de imagem, tal como acontece no Android. Quando ela chega ao fim os conteúdos de texto surgem numa janela do lado direito. O texto é selecionado por defeito com o botão Copiar Texto logo acima.
Assim podemos sempre retirar os conteúdos mais importantes da imagem para os mais variados fins.
Como referi cima, o Google Lens disponibiliza funções muito limitadas neste momento no desktop uma vez que não ajuda a reconhecer pessoas, momentos, plantas e muitas outras coisas que a versão mobile tem capacidade de fazer. No entanto é um grande passo em frente para um serviço que até aqui era exclusivo dos smartphones Android. Entretanto a Google vai expandir as capacidades com novidades ao longo do tempo.
O Google Fotos está disponível para Android aqui e para iOS aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!