Google Fotos acaba de ganhar uma nova funcionalidade no PC!

O Google Lens é o serviço de reconhecimento de imagens da Google apoiado pela inteligência artificial que tem estado sempre disponível nos dispositivos móveis Android. Agora vai sair dos smartphones e avançar para os computadores. Neste momento, o site 9to5Google já descobriu que o Google Lens está ativo na versão web para PC do Google Fotos. No entanto ainda faltam algumas coisas.

Google Fotos acaba de ganhar uma nova funcionalidade no PC!

Google Fotos PC

Para já, o Google Lens apenas permite copiar texto a partir de uma imagem através de um sistema de deteção de carateres. Quando vai para o Google Fotos no desktop e abre uma imagem que contém texto aparece a opção “Copiar texto da imagem” quando o logotipo do Google Lens aparece no canto superior esquerdo.

Com um clique nesse botão inicia-se uma análise de imagem, tal como acontece no Android. Quando ela chega ao fim os conteúdos de texto surgem numa janela do lado direito. O texto é selecionado por defeito com o botão Copiar Texto logo acima.

Google Fotos PC

Assim podemos sempre retirar os conteúdos mais importantes da imagem para os mais variados fins.

Como referi cima, o Google Lens disponibiliza funções muito limitadas neste momento no desktop uma vez que não ajuda a reconhecer pessoas, momentos, plantas e muitas outras coisas que a versão mobile tem capacidade de fazer. No entanto é um grande passo em frente para um serviço que até aqui era exclusivo dos smartphones Android. Entretanto a Google vai expandir as capacidades com novidades ao longo do tempo.

O Google Lens com deteção de texto está disponível de forma faseada na versão web, como refere o site 9to5Google. De facto, eu experimentei agora mesmo, até com uma foto que tirei a uma capa de revista e ainda não tenho nada do Lens. Eventualmente até sexta-feira estará disponível para todos.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também