Com os smartphones Pixel do ano passado, a Google introduziu novas ferramentas de edição muito avançadas com o apoio do machine learning que mais tarde chegaram a todos os dispositivos Android que pagam a subscrição Google One. Agora eis que chegou a vez de quem está no iOS ter direito a estas novidades no Google Fotos mas tem de pagar. Ou seja, de ter uma subscrição Google.
Google Fotos ganha uma grande novidade mas tem de pagar!
De facto são funções que dão realmente muito jeito para conseguirmos obter as melhores fotografias.
Logo à partida temos direito a ajustar a luz no modo retrato. Também é possível transformar fotos normais neste tipo de imagens ao desfocar o fundo. Outro pormenor interessante diz respeito a uma utilização avançada da cor. Assim apenas o que está focado fica a cores e o fundo a preto e branco.
Para além destas questões mais relacionadas com as fotos em modo retrato temos também as soluções inteligentes que melhoram automaticamente os conteúdos das imagens. Por outro lado temos o modo HDR que melhora o brilho e o contraste. Outro aspeto interessante é o modo céu. Consegue transformá-lo utilizando filtros muito interessantes.
Entretanto para deitar a mão a estas novidades no iOS necessita de um dispositivo com 3GB de memória e o iOS 14 ou superior.
Não se esqueça que tem de ter uma subscrição Google One. Está disponível a partir de 1,99 Euros mês. Mais informações podem ser encontradas aqui.
Mas há outra novidade a caminho da aplicação
Na versão atual do Google Fotos, a aplicação mostra o carrousel de memórias no topo do ecrã. A seguir surgem as fotografias e vídeos. Agora e numa publicação no canal de Telegram Google News foi possível ver que a Google vai adicionar um grande atalho no topo de interface da app. Assim isto foi visto na versão 5.66.0.406885096 do Google Fotos e parece que vai chegar a todos através de uma atualização do lado do servidor.
Como é possível ver na imagem acima o novo atalho surge na forma de banner na parte superior. Inclui uma pré-visualização do screenshot mais recente e mostra o número de capturas mais recentes.
Entretanto há outra novidade. Em Junho referimos que o Google Fotos iria ganhar uma novidade no widget memórias. No entanto, durante muito tempo nada chegou aos utilizadores ou pelo menos chegou a conta gotas. Foi em Agosto que começou a chegar a todos os utilizadores do Google Fotos no Android. No entanto, ainda não estava completo. Agora sim. Agora já podemos escolher molduras diferentes para o widget de memórias que fica no ecrã principal do nosso smartphone. Acaba por ser mais interessante para quem gosta de personalizar o sistema operativo a sério e recorrendo a diversos elementos.