Desgosto no Google Fotos: uma das grandes funções é limitada!

O Google Fotos vai ter direito a muitas funções e de facto elas são tão boas que é difícil destacar uma só. Uma das mais faladas foi sem dúvida a secção ultra-secreta. Falo na prática, de uma área especial que não estará acessível para mais ninguém, a não ser para si! A novidade consiste numa função que permite esconder fotos específicas de modo a que não apareçam no feed nem em outras apps. A funcionalidade chamada Pasta Bloqueada, ou em inglês, Locked Folder, protege todas as fotos sensíveis que não pretende partilhar com uma password.

Google Fotos funções

Desgosto no Google Fotos: uma das grandes funções é limitada!

Ora a maioria das pessoas pensou que esta novidade ia alargar-se também à cloud. Ou seja, conseguíamos guardar fotos protegidas localmente, mas também no próprio Google Fotos online, para o caso de perdermos o dispositivo.

No entanto, o site Android Police hoje relatou o contrário. Assim eles obtiveram a informação de que vai ser apenas possível guardar a pasta protegida localmente, sem qualquer hipótese de backup.

Google Fotos funções

Uma novidade muito aguardada mas que saiu furada

A Google apresentou esta novidade de uma forma “fofinha e querida”. De facto, disse que pode ajudar a esconder surpresas como escolher um animal de estimação para o filho. Neste caso, iria esconder todas as fotos que tivessem sido tiradas para o efeito, de modo a que o filho não descubra por acidente. No entanto, eu vejo outros tipos de uso para isto, que prefiro deixar à imaginação de cada um.

A Google diz que esta novidade vai chegar primeiro aos Pixel mas vai chegar aos outros smartphones em breve.

Entretanto há muitas outras novidades a caminho do Google Fotos e que estão diretamente relacionadas com as nossas memórias. A ideia é permitir revivê-las com mais facilidade e com um controlo muito maior.

Por um lado, o Google Fotos agora consegue organizar fotos com base em padrões visuais menos óbvios graças ao machine learning. Entretanto também poderá ver memórias especiais baseadas nos momentos que comemora, como Natal, Diwali, Hannukah, Ano Novo, etc. Essas memórias irão aparecer no seu feed conforme desliza normalmente pelas fotos.

Mas há muitas outras funções no Google Fotos

Entretanto a aplicação Google Fotos agora também pode animar e dar vida às suas fotografias. Assim se tirou duas fotos quase idênticas enquanto tentava capturar a foto perfeita, esta app consegue utilizar as redes neurais para adivinhar, criar novos frames intermédios entre essas duas fotos e preencher as lacunas para criar imagens em movimento chamadas Momentos Cinematográficos.

Por fim, caso se depare com alguma lembrança de um momento que o deixa desconfortável ou que não deseja reviver por qualquer motivo, é muito mais fácil esconder essa lembrança e não irá vê-la novamente.

Basta tocar na memória, chegar à imagem que não deseja ver e tocar em “Ocultar” e “Remover esta memória”.

Mas esta não é a única novidade a chegar à app.

Agora e quando se procura as imagens de uma determinada pessoa, o Google Fotos disponibiliza um conjunto de filtros logo abaixo do campo de pesquisa. Neles, vai ser possível refinar a procura ao selecionar tipo de ficheiros multimédia como vídeos, selfies ou capturas de ecrã. Mas mais importante do que isso. É também possível adicionar outras pessoas à procura inicial para ver os conteúdos que incluem todas as pessoas que selecionou.

Nunca foi tão fácil encontrar fotos de um conjunto de pessoas!

Os novos filtros ainda não estão disponíveis para todos, mas estão a ser distribuídas de forma faseada. Parece ser uma atualização do lado do servidor.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!